A taxa de artrite no joelho dobrou misteriosamente entre os norte-americanos desde 1940
Cientistas norte-americanos, estudando mais de 2500 esqueletos, incluindo alguns com mais de 6 mil anos de idade, mostraram que a prevalência de casos de artrite no joelho dobraram nos EUA dede o início da Segunda Guerra Mundial.
Hoje, quase 20% dos norte-americanos acima dos 45 anos de idade sofrem de osteoartrite no joelho, na qual existe danos na cartilagem da articulação. Uma suspeita para a taxa de pessoas com o problema ter dobrado nas últimas décadas poderia ser a maior expectativa de vida, já que a doença tem seu risco aumentado com a idade. Porém, os pesquisadores não encontraram uma relação nesse sentido.
Outra suspeita poderia ser o aumento de peso (no caso, excesso de massa corporal adiposa), onde a obesidade já afeta um terço da população dos EUA, em comparação com uma taxa de 13% no início da década de 1960. A explicação seria que o excesso de peso estaria causando uma maior sobrecarga nas articulações do joelho e, com isso, um maior risco de desenvolver artrite. Porém, os pesquisadores também não encontraram uma significativa associação nessa possibilidade para explicar tal aumento brusco nos casos de artrite.
Os autores do novo estudo acreditam que boa parte da responsabilidade venha da maior inatividade das pessoas ao longo das décadas, onde muitos ficam mais tempo na frente da televisão, computadores, smartphones, etc. Isso gera músculos e cartilagens mais fracas, aumentando bastante o risco de artrite. Essa hipótese ainda será testada pelos cientistas.
O estudo, além de realçar a complexidade envolvida no desenvolvimento de uma artrite, pode também servir de alerta para a população mais sedentária. No final, fica a dica: movimente-se!
Publicação do estudo: PNAS
Referência adicional: Science
Artigo recomendado e complementar: Por que traumas no joelho geralmente não se curam?
A taxa de artrite no joelho dobrou misteriosamente entre os norte-americanos desde 1940
Reviewed by Saber Atualizado
on
agosto 18, 2017
Rating: