Últimas Notícias

[5]

Fibras: Mais um mecanismo descoberto de como elas mantêm o intestino saudável



Pesquisadores da Universidade da Califórnia (Davis Health System) descobriram como subprodutos da digestão de fibras pelas bactérias da flora intestinal agem para manter o intestino em um equilíbrio saudável.

No nosso intestino, as bactérias benéficas para a nossa saúde possuem uma grande preferência alimentar pelas fibras (sim, aquelas presentes em alimentos vegetais - onde inclui-se celulose), as quais não podem ser digeridas pelos nossos sucos digestivos. O resultado dessa digestão compreende ácidos graxos de cadeia curta, estes os quais sinalizam as células do intestino a maximizarem o consumo de oxigênio. Com isso, a quantidade de oxigênio que difunde dento do lúmen intestinal (o espaço aberto dento do intestino em contato direto com a comida digerida) é limitada.

Essa redução de oxigênio favorece as bactérias benéficas do nosso intestino - as quais não suportam um ambiente rico em oxigênio - e desfavorecem bactérias maléficas aeróbicas, como as perigosas Salmonella e a Escherichia coli. O receptor responsável pela manutenção desse ciclo de proteção intestinal é o PPARg (receptor gama peroxissomo proliferador, na tradução da sigla em inglês).

Os resultados do estudo, publicados recentemente na Science, além de desvendarem mais uma importante interação na complexa relação entre microbiota e intestino humano, também podem possibilitar a identificação de novos potenciais alvos terapêuticos para o rebalanço da flora intestinal.

E aqui também vai a dica de saúde: invista mais no consumo de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, aumentando a quantidade de frutas, verduras, cereais e grãos/sementes na sua dieta.

Publicação do estudo: Science

Artigo Recomendado e complementar: A importância das fibras para a flora intestinal


Fibras: Mais um mecanismo descoberto de como elas mantêm o intestino saudável Fibras: Mais um mecanismo descoberto de como elas mantêm o intestino saudável Reviewed by Saber Atualizado on agosto 18, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]