Mal reporte das emissões de gases estufa muito mais poderosos do que o dióxido de carbono
Cientistas estão alertando que as emissões de diversos outros potentes gases estufas, como o metano e clorofluorcarbonos, estão sendo reportadas de forma muito incerta pelos países e na maior parte das vezes subestimando demais os reais valores. E isso pode colapsar o Acordo de Paris.
Apesar do maior contribuinte antropogênico hoje para a intensificação do efeito estufa ser o dióxido de carbono (CO2), muitos outros gases também emitidos por nós chegam a ser milhares de vezes mais potentes em termos de aquecimento global, sendo essencial também monitorá-los. Porém, cientistas na suíça encontraram que, em uma região da Itália, por exemplo as emissões de HFC-23, um gás estufa 14,8 mil vezes mais potente do que o CO2 e produzido pelas indústrias de refrigeração, está entre 60 e 80 toneladas anualmente. Mas, oficialmente, o governo italiano reporta emissões naquela região em torno de 2 a 3 toneladas.
Outro gás estufa bem mais poderoso do que o CO2 e que foi banido por danificar a camada de ozônio, é o tetracloreto de carbono (CCl4). Apesar de proibido na China, os cientistas encontraram emissões de 10 a 20 mil toneladas do mesmo anualmente no país.
O metano (CH4), gás estufa dezenas de vezes mais potente do que o CO2, e o segundo mais produzido pelas atividades humanas, possui suas emissões em grande parte originárias do gado, como produto da fermentação de bactérias no estômago desses animais (o ´arroto´). Na Índia, que detém 15% do gado no mundo, as emissões desse gás possuem uma incerteza em torno de 50%. Já para o óxido nitroso (NO2), oriundo da agricultura, a incerteza chega a ser de 100% nos reportes do governo indiano.
Novamente no CH4, existem incertezas entre 30 e 40% na Rússia, segundo os cientistas no país.
Esses dados preocupam muito, porque demonstram que muitos países não estão comprometidos com as metas estabelecidas em Paris. E isso é mais trágico do que a recente intenção de saída dos EUA do acordo.
Referência: BBC
Para conhecer mais sobre o assunto, recomendo a leitura do artigo: Aquecimento Global: Uma Problemática Verdade
Mal reporte das emissões de gases estufa muito mais poderosos do que o dióxido de carbono
Reviewed by Saber Atualizado
on
agosto 18, 2017
Rating: