Últimas Notícias

[5]

Vacina BCG: potencial arma contra a diabetes tipo 1 e outras doenças autoimunes!



E novos resultados de um grande estudo clínico aprovado pelo FDA sugerem um promissor uso da vacina BCG como um forte agente na prevenção e reversão da diabetes tipo 1, através de um permanente aumento na expressão de genes que regulam a ação das células T - Tregs.

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das ilhotas de langerhans por ação das autoreativas células T, as quais erroneamente atacam essas ilhotas como se elas fossem uma infecção. Tregs é um sistema que regula o sistema imune e previne tais graves erros. Várias pesquisas tentam de alguma forma ativar ou expandir o Tregs nos pacientes com doenças autoimunes, especialmente a diabetes tipo 1, mas nenhum tratamento até agora mostrou bons resultados ou aprovação de órgãos reguladores, como o FDA.

A vacina bacillus Calmette-Guérin (BCG) é usada para a prevenção da tuberculose, e é baseada em uma cepa bacteriana que causa a doença. Administrada há mais de 100 anos, a BGC é segura, também utilizada no tratamento do câncer de bexiga e, agora, pode ser bastante eficiente no tratamento da diabetes tipo 1.

Com os novos resultados, foi provado que a vacina BCG ativa o Tregs através de mecanismos epigenéticos - ou seja, por processos de regulam a ativação ou não de genes. Através de múltiplas vacinas de BCG, o progresso da doença pode ser freado e até mesmo revertido, sugerem os pesquisadores.

O estudo clínico sendo realizado (início em 2015 e data final prática prevista para 2020) está monitorando 150 pessoas com a doença, dividas em um grupo recebendo sucessivas vacinas BCG e o outro recebendo um placebo (solução salina). O grupo sendo vacinado, recebeu 2 vacinas da BCG separadas por um intervalo de 4 semanas no primeiro ano e, depois, 1 vacina a cada ano pelos próximos 4 anos.

A primeira fase foi completada e, agora, terá início a segunda fase. Se os resultados otimistas a longo prazo forem confirmados como esperam os pesquisadores, isso abrirá portas não só para o tratamento efetivo da diabetes tipo 1, mas também de outras doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.

Estudo clínico sendo realizado: ClinicalTrials

Referência adicional: EurekaAlert



Vacina BCG: potencial arma contra a diabetes tipo 1 e outras doenças autoimunes! Vacina BCG: potencial arma contra a diabetes tipo 1 e outras doenças autoimunes! Reviewed by Saber Atualizado on junho 18, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]