Últimas Notícias

[5]

Plano para a construção de centenas de barragens ameaça o ecossistema amazônico



Um time de pesquisa internacional, liderado por um membro da Universidade do Arizona, mostrou que a construção de centenas de barragens de hidrelétrica na Bacia do Rio Amazonas irá causar um massivo dano ambiental no ecossistema amazônico, o maior berçário de biodiversidade do mundo.

O Rio Amazonas e suas ramificações é o maior e mais complexo sistema fluvial da Terra, cobrindo cerca de 6,1 milhões de quilômetros quadrados e englobando nove países. É a mais importante bacia do mundo, fomentando a vida de uma infinidade de espécies, muitas delas endêmicas na região.

As 428 barragens atualmente propostas de serem construídos nesse sistema vivo trará grandes danos por não estarem levando em conta todo o quadro da bacia e, sim, apenas consequências locais. Um terço das 428 barragens já foram construídas ou estão em fase de construção.

Com a desculpa de mais energia sustentável (do ponto de vista apenas energético), os projetos das barragens foram aprovados, mas os reais impactos ecológicos no sistema fluvial como um todo não foram levantados. Os pesquisadores, ao analisarem o DEVI (Índice de Vulnerabilidade Ambiental das Barragens, traduzindo da sigla em inglês), - o qual vai de 1 a 100, onde este último valor representa o máximo de vulnerabilidade ambiental - mostraram que o valor encontrado foi de 80, ou seja, um fator de risco ambiental muito elevado e que provavelmente levará à devastação de várias espécies. Os dados foram publicados na Nature desta semana.

A comunidade científica urge que um melhor planejamento ambiental seja feito antes que a completa construção das barragens propostas seja levada adiante, ou o ecossistema amazônico poderá sofrer profundos e irreparáveis danos em um futuro próximo, os quais se somarão com o grave desmatamento já ocorrendo na região.

E, mais uma vez, ações políticas de grande impacto estão sendo executadas sem embasamento científico de mínima qualidade.

Publicação do estudo: Nature

Referências adicionais:
1. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-06/uoa-af061417.php
2. http://www.bbc.com/news/science-environment-40277745 



Plano para a construção de centenas de barragens ameaça o ecossistema amazônico Plano para a construção de centenas de barragens ameaça o ecossistema amazônico Reviewed by Saber Atualizado on junho 18, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]