Últimas Notícias

[5]

Avanço no entendimento do sistema imunológico fetal!



Sempre foi uma grande dúvida para os pesquisadores o porquê do feto em desenvolvimento no útero de mamíferos não atacar o corpo da mãe com o seu sistema imune, e vice-versa. Até agora, sempre foi assumido que o sistema imune do feto era imaturo e em grande parte inativo. Porém, em um novo estudo publicado na Nature, pesquisadores descobriram que o sistema imune do feto é bem ativo já no segundo trimestre de gravidez (13 semanas), bem parecido com o adulto, mas que opera de forma bem diferente.
Durante a gestação, o feto humano está sempre sendo exposto a um diverso espectro de moléculas com a capacidade de estimular o sistema imunológico, incluindo proteínas da mãe, antígenos, micróbios, substâncias ingeridas do líquido amniótico, entre outras. O que se descobriu é que esses intrusos, de fato, estimulam bastante o sistema imunológico do feto, especialmente através de células dendríticas (similares a dos adultos), as quais marcam esses intrusos para serem lidados pelos soldados do complexo imune. Mas tais células no feto não promovem um forte ataque acionando células T de aniquilação, mas, sim, acionam células T regulatórias que agem suprimindo a resposta imunológica, possivelmente para não criar uma guerra entre o feto e a mãe.
Conhecer os mecanismos imunológicos do feto é de extrema importância para entender vários problemas que podem ocorrer na gravidez (parto prematuro, abortos espontâneos, etc.) e ainda resolver desafios em outras áreas da medicina, como nos transplantes de órgãos, onde é vital uma grande supressão do sistema imunológico do paciente para enfraquecer rejeições.
Mesmo com esses grandes avanços sendo feitos no entendimento do desenvolvimento fetal, os cientistas ainda enfrentam grandes barreiras em suas pesquisas, especialmente por conta das questões éticas e religiosas envolvidas com a utilização de tecido fetal (doados por abortos, espontâneos ou induzidos). Tais barreiras, muitas vezes sem justificativa científica, acabam prejudicando várias áreas da medicina, e, ironicamente, deixam de ajudar muitas mães com problemas durante a gravidez, acabando por impedir que muitos bebês deixem de nascer por falta de avanços científicos.
Publicação do estudo: Nature
Referência adicional: NatureArticles


Avanço no entendimento do sistema imunológico fetal! Avanço no entendimento do sistema imunológico fetal! Reviewed by Saber Atualizado on junho 19, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]