Últimas Notícias

[5]

Grandes erupções vulcânicas podem ter fomentado a era dos dinossauros!



Uma grande atividade vulcânica no nosso planeta há cerca de 201 milhões de anos pode ter sido crucial para o surgimento dos dinossauros, segundo os resultados de um novo estudo publicado no Proceedings of National Academy of Science por pesquisadores da Universidade de Oxford.

Analisando rochas antigas em busca de depósitos de mercúrio (elemento liberado durante as erupções vulcânicas), cientistas encontraram traços de enormes erupções vulcânicas nesse período, coincidindo em data com o início de dominação dos dinossauros no final do Triássico e com uma das maiores extinções em massa já registradas na história do nosso planeta.

Essas prováveis grandes erupções - na forma de grandes pulsos de atividade que continuaram por cerca de 1 milhão de anos - possibilitaram que os dinossauros surgissem e dominassem os nichos ecológicos desocupados. Nesse processo, diversas criaturas parecidas com crocodilos, mamíferos com traços de répteis e anfíbios primitivos foram varridas do meio ambiente, diminuindo a competição com o novo grupo emergente de répteis.

Estudos anteriores também concordam com um cenário de grandes erupções como causa da extinção em massa desse período. Ainda é incerto, porém, como os dinossauros foram tão bem sucedidos em dominarem o planeta em tais agressivas condições. Esses répteis surgiram entre 240 e 230 milhões de anos trás e dominaram até o final do Cretáceo.

Publicação do estudo: http://www.pnas.org/content/early/2017/06/13/1705378114


Grandes erupções vulcânicas podem ter fomentado a era dos dinossauros! Grandes erupções vulcânicas podem ter fomentado a era dos dinossauros! Reviewed by Saber Atualizado on junho 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]