Otimizando o uso de moscas na investigação forense!
Dentro de poucos minutos que uma pessoa morre, moscas varejeiras chegam na cena para depositar seus ovos. Com tal sede por corpos e precisão em encontrá-los, essas moscas ajudam bastante as equipes de investigação criminal (forense) na determinação da hora de morte da pessoa. Dependendo do estágio de desenvolvimento embrionário (nos ovos) ou larval de cada espécie encontrada, e sabendo outras variáveis como cor da pele, temperatura corporal/ambiente e grau de rigidez do cadáver, é possível determinar facilmente a quanto tempo o indivíduo está morto.
Só que existe um porém nisso tudo: apesar de ser fácil diferenciar as espécies de moscas varejeiras na fase adulta, é extremamente difícil diferenciá-las na fase larval ou os seus ovos. Uma estratégia é fazê-las crescerem em laboratório, mas isso pode levar semanas.
Mas agora pesquisadores descobriram um método simples de categorizar os ovos e larvas que só leva três minutos, usando uma técnica de análise química conhecida como espectrometria de massa. Com essa técnica - bastante utilizada no campo da química - é possível diferenciar qualitativamente e até quantitativamente as espécies de ovos e larvas através da diferença no conteúdo de aminoácidos (blocos unitários das proteínas) entre elas.
Tal método pode ajudar bastante o trabalho da polícia futuramente.
Referência: https://cen.acs.org/articles/95/i25/Blow-fly-eggs-identified-by-chemical-signature.html
Otimizando o uso de moscas na investigação forense!
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 28, 2017
Rating: