Últimas Notícias

[5]

Usando vírus contra as superbactérias!



E uma nova arma pode ter sido encontrada para as bactérias resistentes a antibióticos: vírus modificados capazes de provocar a morte dessas bactérias pelo seu próprio mecanismo de defesa!

Os vírus sendo modificados são bacteriófagos, ou seja, são especializados em atacar bactérias. Eles já são usado em anos recentes para tratar certas infecções em humanos, e são muito efetivos, por atacarem apenas certas cepas específicas e deixar seguros as outras bactérias saudáveis da nossa flora assim como nossas células. Mas como são naturais (isolados da natureza), a utilização dos mesmos acaba ficando limitada frente à evolução de resistência bacteriana.

Dessa vez os pesquisadores estão pegando esses vírus bacteriófagos, retirando seu material genético e colocando DNA com instruções de produzir RNA guias para acionar a degradação das bactérias pelo seu próprio mecanismo de proteção: o famoso CRISPR. Isso faz com que a enzima Cas3 seja acionada e destrua a sequência genética de resistência com a ajuda do RNA guia.

Outras versões desses vírus modificados possuem DNA que gera instruções para a produção de RNAs guias e a enzima Cas9, com ambos em conjunto causando uma devastação no material genético bacteriano.

Testes clínicos em humanos estão programados para serem feitos em breve, mas a estratégia já foi usada para salvar a vida de ratos infectados com bactérias resistentes e que estavam a ponto de morrer por falta de opções de tratamento.

Com a crise cada vez crescente da superbactérias, toda arma contra as mesmas é mais do que bem-vinda!

Referência: Nature

Para saber mais sobre o CRISPR: CRISPR-Cas9: o poder da edição genética!

*Na imagem de capa, podemos ver vírus bacteriófagos (verde) atacando uma bactéria (laranja).



Usando vírus contra as superbactérias! Usando vírus contra as superbactérias! Reviewed by Saber Atualizado on junho 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]