Foram iniciados hoje os testes da banda X do nosso Satélite Geoestacionário (SGDC)
E os testes da banda X do nosso Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) tiveram início hoje. O procedimento é parte do processo de capacitação de engenheiros e técnicos das Forças Armadas que vão operar essa frequência e servirá para validar a transmissão de dados entre o equipamento e os Centros de Operações Espaciais instalados em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).
O SGDC possui duas faixas de frequência para as comunicações: a banda X e a banda Ka. A banda X, que corresponde a 30% da sua capacidade, será de uso exclusivo dos militares. Já a banda Ka visará a área civil, tanto para as comunicações estratégicas do governo quanto para a tão esperada expansão da internet banda larga para a maior parte possível do nosso território, alcançando áreas onde a rede mundial de computadores ainda não consegue chegar.
O SGDC é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Defesa, recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos. Sua operação no país promete diminuir drasticamente a exclusão digital dentro da população, otimizar enormemente nossas operações militares e melhorar serviços essenciais, como a educação e saúde.
Referência: MCTI
Foram iniciados hoje os testes da banda X do nosso Satélite Geoestacionário (SGDC)
Reviewed by Saber Atualizado
on
julho 03, 2017
Rating: