Últimas Notícias

[5]

Células de suporte neural fortemente ligadas ao autismo!



É estimado que entre 2 e 5 vezes mais meninos são afetados pelo autismo do que as meninas. Além das causas do autismo ainda não serem conhecidas, apenas existindo suspeitos, esse é outro mistério: por que as crianças do sexo masculino são bem mais afetadas pelo autismo? A resposta pode estar nas micróglias.

As micróglias são um tipo de célula glial localizadas no cérebro e na medula espinhal, representando de 10 a 15% das células encontradas no tecido cerebral. A função das micróglias é, basicamente, de limpeza e defesa imune, sendo essenciais para a boa saúde do sistema nervoso. Evidências nos últimos anos também apontam essas células como uma das causas suspeitas do autismo quando algum problema as afetam.

Agora, um novo estudo publicado na Nature sugere que o número e o comportamento das micróglias variam em meninos e meninas. Segundo os pesquisadores responsáveis, foi encontrado que os genes associados com as micróglias são mais ativos no cérebro masculino do que no feminino um mês antes do nascimento, algo que pode estar intimamente ligado ao fato do autismo atingir mais o sexo masculino e que também representa mais uma evidência de que o problema está, de fato, associado às micróglias.

Os resultados do estudo podem indicar que a maior atividade das micróglias nos bebês do sexo masculino antes do nascimento fazem eles mais sensíveis aos gentes associados com o autismo. Outra possibilidade é que os bebês do sexo feminino, possuindo micróglias menos ativas, pode protegê-los mais desses genes.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar as possíveis associações, mas agora um novo e interessante caminho foi aberto para tentarmos elucidar a elusiva questão do autismo.

E LEMBRANDO SEMPRE: O autismo NÃO possui relação com as vacinas.

Artigo recomendadohttp://www.saberatualizado.com.br/2016/01/a-problematica-questao-do-autismo_28.html (A problemática questão do autismo)

Referência: https://www.nature.com/articles/n-12286624


Células de suporte neural fortemente ligadas ao autismo! Células de suporte neural fortemente ligadas ao autismo! Reviewed by Saber Atualizado on junho 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]