Últimas Notícias

[5]

Nova prótese de mão com visão e ´vontade´ própria!



No Brasil, estima-se que ocorram mais de 40 mil amputamentos por ano, gerados por acidentes ou por cirurgias. As causas principais são a diabetes e os acidentes automobilísticos, especialmente por motos. Nos EUA, mais de 500 norte-americanos perdem um membro e é estimado que 1,9 milhões de amputados vivem hoje no país. Nesse sentido, o aperfeiçoamento e desenvolvimento de próteses é de fundamental importância para garantir uma boa qualidade de vida para essa parte significativa da população. E, nessa semana, um novo avanço nessa área foi dado e publicado na Journal of Neural Engineering.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, Reino Unido, desenvolveram uma mão biônica que é capaz de reconhecer um objeto e gerar uma pegada instantaneamente. Uma câmera é instalada nessa mão e tira fotos do objeto visado para, então, acionar uma série de movimentos para alcançá-lo e agarrá-lo com uma forma de pegada adequada, baseada na forma do objeto ´visto´. Assim, com essa ação automática, essa prótese acaba funcionando como uma real mão. No vídeo abaixo, é mostrado seu funcionamento.

            

O usuário apenas precisa ver o objeto o qual ele quer pegar, estimular fisicamente os músculos do braço e acionar um movimento na prótese, e o resto ela faz tudo sozinha. Isso permite que essa nova prótese seja 10 vezes mais rápida do que aquelas hoje disponíveis no mercado!

A nova mão biônica é programada para realizar quatro diferentes pegadas: palma de punho neutro (do tipo quando você vai pegar um copo); palma de punho pronado (do tipo quando você vai pegar um controle remoto); tripé (polegar e dois dedos); e beliscar (polegar e dedo indicador). E como a mão é bastante flexível, pode se adaptar para vários tipos de objeto mesmo não tendo um específico em seu banco de dados.

Hoje, as próteses, apesar de terem avançado bastante nas últimas décadas, possuem muitas limitações, lentificam bastante as ações e exigem bastante treino e tempo dos usuários para uma boa adaptação. O novo sistema automático soluciona todos esses problemas e pode ser um novo marco na revolução das próteses.

Referências:
1. http://www.ncl.ac.uk/press/news/2017/05/handthatsees/#hp-banner
2. http://www.rescceafi.com.br/vol2/n2/Gleycykely-dos-Reis-52-62.pdf
3. https://www.cdc.gov/ncbddd/disabilityandhealth/features/limb-loss-awareness.html


Nova prótese de mão com visão e ´vontade´ própria! Nova prótese de mão com visão e ´vontade´ própria! Reviewed by Saber Atualizado on maio 08, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]