Glúten seguro para a saúde cardíaca e para os não celíacos/alérgicos
Mais um estudo confirmou algo que a comunidade médica inteira já sabe, mas que foi distorcido pelos programas de dieta e pelas desinformações populares ao longo dos anos: o consumo de alimentos com glúten só é prejudicial para quem possui a doença celíaca ou algum tipo de alergia relacionada. Para a grande maioria da população, ingerir glúten não mostra prejuízo nenhum, e muitos alimentos que o contém, na verdade, trazem benefícios para o corpo.
No caso desse novo estudo, conduzido por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Columbia, Hospital Geral de Massachusetts e Escola de Medicina de Harvard, e publicado no Britsh Medical Journal (BMJ), mais de 100 mil homens e mulheres foram analisados em relação ao consumo de uma dieta contendo glúten. Os resultados mostraram que se a pessoa não possui a doença celíaca, o consumo de glúten não está associado com o aumento de riscos de doenças cardíacas.
Os pesquisadores envolvidos reforçaram que a ingestão de glúten por pessoas que não possuem alergia à essa proteína não faz mal à saúde cardíaca e que, pelo contrário, retirar diversos alimentos integrais (certos grãos e cereais, por exemplo) que contêm glúten pode causar danos, já que os mesmos mostram efeitos de proteção contra doenças cardíacas. Eles também lembraram que afirmações populares e da indústria alimentícia de que o glúten é prejudicial não possuem fundamento científico, e que a única coisa que fazem é gerar maiores lucros para os produtores de alimentos ´livres de glúten/glúten free´. Na conclusão, deixaram claro que uma dieta livre de glúten não deveria ser encorajada para pessoas sem a doença celíaca.
Diversos estudos anteriores fazem os mesmos alertas, realçando também prejuízos de uma alimentação restritiva livre de glúten (1). Aliás, cortar o glúten não faz parte das recomendações das agências internacionais de saúde para quem não possui alergia a essa proteína.
(1) Eu discuti mais sobre o assunto no artigo: Cortar o glúten da dieta traz benefícios?
Publicação do estudo: BMJ
Glúten seguro para a saúde cardíaca e para os não celíacos/alérgicos
Reviewed by Saber Atualizado
on
maio 04, 2017
Rating: