Últimas Notícias

[5]

Pessoas sem o grupo sanguíneo O ligadas a um maior risco de desenvolver problemas cardíacos!


Segundo um estudo apresentado no Heart Failure 2017 e 4th World Congress on Acute Heart Failure, evento onde se reúnem diversos especialistas e trabalhos sobre a saúde cardíaca, pessoas que não possuem o grupo sanguíneo O parecem ter maiores riscos de serem vítimas de um ataque cardíaco.

O estudo (no caso, uma meta-análise da literatura científica) foi liderado por uma pesquisadora na University Medical Centre Groningen, Holanda, e segundo os resultados do mesmo quem possui o grupo sanguíneo A, B ou AB, estaria sob um maior risco de desenvolver ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares. Os riscos encontrados para os não-O foram de 9% maiores para eventos coronários e de 9% maiores para eventos cardiovasculares, especialmente em infartos do miocárdio. Mas como essa conclusão veio da análise de estudos relativamente limitados, ainda não é certo garantir a veracidade de tal achado.

De qualquer forma, a meta-análise incluiu um grande número de pessoas (1362569) de 11 estudos cohorts prospectivos, envolvendo 23154 eventos cardiovasculares.

Caso outros grandes estudos de alta qualidade de análise confirmem o achado, este terá grandes implicações na medicina, especialmente nas áreas de prevenção.

Os motivos para as pessoas sem o grupo sanguíneo O estarem possivelmente associadas com um maior risco de problemas cardíacos ainda estão sendo investigados. Sabe-se que os outros grupos sanguíneos carregam uma maior concentração do fator von Willebrand, uma proteína de coagulação sanguínea já ligada a eventos de trombose. Além disso os grupos A, B e AB, carregam uma maior concentração de colesterol, principalmente o grupo A, e também da galectina-3, esta a qual está ligada a inflamações e piora do estado de pacientes com problemas cardíacos.

Referência: Escardio

Pessoas sem o grupo sanguíneo O ligadas a um maior risco de desenvolver problemas cardíacos! Pessoas sem o grupo sanguíneo O ligadas a um maior risco de desenvolver problemas cardíacos! Reviewed by Saber Atualizado on maio 03, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]