Pessoas sem o grupo sanguíneo O ligadas a um maior risco de desenvolver problemas cardíacos!
Segundo um estudo apresentado no Heart Failure 2017 e 4th World Congress on Acute Heart Failure, evento onde se reúnem diversos especialistas e trabalhos sobre a saúde cardíaca, pessoas que não possuem o grupo sanguíneo O parecem ter maiores riscos de serem vítimas de um ataque cardíaco.
O estudo (no caso, uma meta-análise da literatura científica) foi liderado por uma pesquisadora na University Medical Centre Groningen, Holanda, e segundo os resultados do mesmo quem possui o grupo sanguíneo A, B ou AB, estaria sob um maior risco de desenvolver ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares. Os riscos encontrados para os não-O foram de 9% maiores para eventos coronários e de 9% maiores para eventos cardiovasculares, especialmente em infartos do miocárdio. Mas como essa conclusão veio da análise de estudos relativamente limitados, ainda não é certo garantir a veracidade de tal achado.
De qualquer forma, a meta-análise incluiu um grande número de pessoas (1362569) de 11 estudos cohorts prospectivos, envolvendo 23154 eventos cardiovasculares.
Caso outros grandes estudos de alta qualidade de análise confirmem o achado, este terá grandes implicações na medicina, especialmente nas áreas de prevenção.
Os motivos para as pessoas sem o grupo sanguíneo O estarem possivelmente associadas com um maior risco de problemas cardíacos ainda estão sendo investigados. Sabe-se que os outros grupos sanguíneos carregam uma maior concentração do fator von Willebrand, uma proteína de coagulação sanguínea já ligada a eventos de trombose. Além disso os grupos A, B e AB, carregam uma maior concentração de colesterol, principalmente o grupo A, e também da galectina-3, esta a qual está ligada a inflamações e piora do estado de pacientes com problemas cardíacos.
Referência: Escardio
Pessoas sem o grupo sanguíneo O ligadas a um maior risco de desenvolver problemas cardíacos!
Reviewed by Saber Atualizado
on
maio 03, 2017
Rating:
