Últimas Notícias

[5]

Cura da hepatite C para pacientes que receberam rins infectados!



Aqui no Brasil, existem quase 32 mil pessoas na fila de espera por um transplante de rins, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Nos EUA, o número é de 97 mil. Nesse sentido, estratégias que aumentem o número de órgão doados são mais do que necessárias e parece que pesquisadores da Penn Medicine conseguiram achar uma!

A hepatite C é uma doença viral transmitida pelo contato com sangue contaminado. Muito comum, causa infecção no fígado - apesar da maioria não apresentar sintomas - e não possui cura. Nesse sentido, durante transplantes de rins, por exemplo, se a pessoa doadora é portadora da doença, geralmente o órgão doado é descartado caso exista a possibilidade de outras opções, para não infectar o paciente alvo já em uma situação de alto risco. Outro motivo é que, por causa da doença, o órgão também pode ter sofrido significativos danos.

Agora, os pesquisadores conseguiram, com a ajuda de um medicamento novo - Zepatier - curar 10 pacientes que receberam órgãos infectados com a doença (Ref.1)! Os pacientes recrutados para o teste aceitaram os riscos de poderem ficar infectados para o resto da vida - ou de forma grave - com a hepatite C, se fosse para saírem da diálise e voltarem para suas rotinas normais. Após 12 semanas com o medicamento, o vírus foi erradicado do seus corpos!

Essa nova estratégia pode aumentar em centenas ou até milhares de novos rins disponíveis para transplante. Outros órgãos também podem ser englobados pela estratégia, como pulmão e coração. Ainda serão feitos outros testes de eficácia para garantir os resultados.

Obs.: Algumas pessoas com hepatite C fora de grupos de transplante que são tratadas com os mais recentes medicamentos também podem ter o vírus da doença erradicado. Mas, no geral, a doença ainda não tem cura.

REFERÊNCIAS:
1. https://www.pennmedicine.org/news/news-releases/2017/april/penn-team-eradicates-hep-c-in-10-patients-after-transplants-from-infected-donors
2. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/03/em-um-ano-23-mil-pessoas-morrem-espera-de-um-transplante-no-pais.html

Cura da hepatite C para pacientes que receberam rins infectados! Cura da hepatite C para pacientes que receberam rins infectados! Reviewed by Saber Atualizado on maio 03, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]