Últimas Notícias

[5]

Programando células-tronco para lutarem contra a artrite!



A artrite compreende um amplo espectro de inflamações das articulações, causada por fatores diversos, incluindo a genética. Atinge uma grande parcela da população, em especial os adultos e idosos. Agora, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em parceria com colaboradores da Universidade Duke, desenvolveram células-tronco programadas para liberarem um anti-inflamatório biológico apenas em momentos de necessidade contra a artrite!

As células-tronco tiveram seu material genético editado com a popular tecnologia CRISPR-Cas9, e foram obtidas e testadas em ratos - sendo produzidas de células epiteliais da cauda desses roedores. Basicamente, elas se transformariam em células de cartilagem após serem injetadas nas articulações e formariam uma linha de defesa contra os processos inflamatórios. Assim que a inflamação de uma artrite disparasse, elas entrariam em ação liberando os anti-inflamatórios e diminuindo a intensidade dos dolorosos episódios.

Assim como os atuais medicamentos contra as artrites e outros problemas inflamatórios crônicos, as células-tronco geneticamente modificadas visam sua ação sobre moléculas promotoras de inflamação chamadas de fatores-alfa de necrose tumoral (TNF-alpha, na sigla em inglês) - uma das que tem sua produção descontrolada nessas doenças. Mas, ao contrário dos medicamentos, que saem agindo no corpo inteiro, as células de cartilagem modificadas só se ativam onde estão, ou seja, nas cartilagens e onde o problema reside. Com isso, diversos efeitos colaterais indesejáveis - como um enfraquecimento do sistema imunológico devido a menor capacidade de inflamação do corpo - seriam prevenidos. Além disso, a resposta seria muito mais rápida, eficaz e evitaria o uso excessivo de anti-inflamatórios.

A estratégia mostrou-se bastante eficiente nos ratos, e agora um dos próximos passos é realizar testes em células-tronco humanas, equipando-as com a capacidade de produzirem o anti-inflamatório. Se tudo der certo, a técnica pode até ser usada também em outras doenças, como a diabetes. Os cientistas podem modificar células-tronco para que produzam insulina na presença de glicose no sangue, por exemplo.

O trabalho foi publicado na Stem Cell Reports desta semana: Cell

Para quem quiser conhecer melhor o famoso CRISPR-Cas9, recomendo o artigo: CRISPR-Cas9: o poder da edição genética!
Programando células-tronco para lutarem contra a artrite! Programando células-tronco para lutarem contra a artrite! Reviewed by Saber Atualizado on abril 29, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]