Últimas Notícias

[5]

Doença misteriosa de Goya: Susac ou sífilis!



Sendo considerado o mais importante artista espanhol do final do século 18 e começo do século 19, Francisco Goya, cujas pinturas ficaram famosas por sua sensibilidade - fazendo com que especialistas o considerem como o primeiro real pintor moderno - perdeu sua audição no auge da sua carreira, aos 46 anos, por causa de uma misteriosa doença. Mas uma especialista de saúde auditiva da Universidade da Escola de Medicina de Maryland está quase resolvendo esse mistério.

No ano de 1793, Goya ficou meses sofrendo de alucinações e constantes dores de cabeça, mal conseguindo andar. Depois de um tempo, os sintomas desapareceram, exceto os danos da sua audição: ficou surdo. Acha-se que esse seja também o motivo das suas obras terem assumido um tom cada vez mais sombrio.

Segundo a Dra. Hertzano, após minuciosas análises dos registros históricos que relatam o período no qual Goya ficou doente, a provável causa da sua perda auditiva ou foi uma doença autoimune chamada de Síndrome de Susac, ou sífilis. A primeira - e mais provável, segunda Hertzano - é uma doença que causa danos às funções cerebrais e perdas de visão, balanço corporal e audição (apesar dos sintomas geralmente irem embora depois de tratada, perda auditiva pode permanecer). Já a sífilis, doença bacteriana e sexualmente transmitida, também pode causar perda auditiva. Ambas não possuíam tratamento adequado ainda no século 19.

O diagnóstico especial vai fazer parte da Conferência de Clínico-patologia Histórica, a qual acontece anualmente e já está em sua 24° edição. Diversos especialistas se reúnem para tentar diagnosticar doenças que atingiram grandes celebridades históricas, como Lênin, Roosevelt e Darwin. Basicamente, é uma reunião de trabalhos de detetive médico histórico...:)

Obs.: Ambas as doenças, hoje, dificilmente causariam perda auditiva, tanto por existirem melhores tratamentos quanto pela existência de bons implantes cocleares (caso a doença causasse danos significativos no aparelho auditivo do paciente).

Referência:
EurekaAlert
Doença misteriosa de Goya: Susac ou sífilis! Doença misteriosa de Goya: Susac ou sífilis! Reviewed by Saber Atualizado on abril 29, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]