Mulheres responsáveis por metade da ciência no Brasil!
Segundo o relatório da Gender in the Global Research Landscape, lançado hoje, as mulheres no Brasil já respondem por praticamente metade (49%) das produções de artigos científicos no país! Foi um aumento em torno de 11% nos últimos 20 anos. Em outras palavras, na carreira científica, as mulheres já possuem a mesma força masculina de impacto. Na maior parte dos países desenvolvidos, essa porcentagem dificilmente passa dos 40%.
Porém, ainda existem algumas barreiras a serem quebradas ainda nessa área. Nas ciências "mais" exatas, como ciência da computação e matemática, as publicações masculinas excedem os 75% do total. Isso se deve muito à cultura ainda fincada na nossa sociedade que certas áreas do conhecimento foram feitas para homens, como a engenharia. E isso acaba florescendo no pensamento desde a infância.
Outro obstáculo são os cargos de liderança nos centros acadêmicos. Apesar das mulheres já serem tão influentes na ciência do país quanto os homens, cargos de reitores, chefes de departamento e coordenadores de linhas de pesquisa ainda pertencem, em grande maioria, aos homens. Não existe uma explicação do porquê disso, mas é vital que essa desigualdade seja solucionada para, de fato, uma igualdade científica de gêneros no Brasil.
Mas, independente das dificuldades, já demos um grande passo em direção a um futuro mais democrático!
Referência: Folha de S.Paulo
Mulheres responsáveis por metade da ciência no Brasil!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 28, 2017
Rating: