Últimas Notícias

[5]

Atmosfera detectada em planeta parecido com a Terra!



(31/03/17) Pela primeira vez, cientistas conseguiram detectar uma atmosfera em um planeta parecido com a Terra (tamanho, no caso). O planeta é chamado de GJ 1132b, o qual possui cerca de 1,4 vezes o tamanho do nosso, e está a uma distância de 39 anos-luz de nós.

A atmosfera foi detectada com a ajuda de um telescópio do Observatório Sul Europeu, localizado no Chile (apenas fica no nesse país, onde existe excelentes locais de observação astronômica). Isso foi possível observando as diferentes absorções de luz vindo da estrela onde o planeta orbita (cada molécula no ar atmosférico irá absorver um espectro específico). Assim, parece que a camada de ar ali é bem espessa e composta por água, ou metano, ou os dois.

Infelizmente, a superfície do planeta possui uma temperatura médica de 370°C, tornando muito difícil a existência de vida ali.

De qualquer forma, conseguir uma técnica para detectar atmosfera em planetas muito distantes é uma poderosa ferramenta para tentar encontrar um que tenha vida, já que uma atmosfera "decente" é o básico para isso.

*Na imagem abaixo, uma visão artística do GJ 1132b e sua estrela.

Publicação do estudo: http://iopscience.iop.org/article/10.3847/1538-3881/aa6477/meta

1 ano-luz: a distância que a luz percorre em 1 ano (velocidade da luz: 300000 km/s)
Atmosfera detectada em planeta parecido com a Terra! Atmosfera detectada em planeta parecido com a Terra! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]