Essa vaca aprendeu a usar ferramentas para coçar o corpo, único caso comprovado em gados-bovinos
![]() |
| Figura 1. Vaca Veronika com uma vara na boca, um dos vários objetos que ela usa como ferramenta para coçar o corpo. |
Há cerca de uma década, um padeiro de uma pequena aldeia montanhosa no sul da Áustria notou que sua vaca de estimação, Veronika, fazia algo incomum. Quando sentia coceira, a vaca pegava um graveto com a boca e o usava para se coçar. Ao longo dos anos, a técnica de Veronika foi sendo aprimorada. Eventualmente, ela conseguia pegar objetos tão grandes quanto uma vassoura e movê-los com a língua preênsil, alterando o comprimento e a orientação do objeto para otimizar a eficácia e segurança da "coceira".
Por exemplo, para coçar áreas mais macias e sensíveis - em particular áreas inferiores do corpo e a região anal -, a vaca geralmente vira a vassoura para usar a ponta do cabo sem pontas. Para a parte superior (ex.: dorso), usa predominantemente o lado da escova. As cerdas rígidas provavelmente proporcionam fricção, enquanto a extremidade lisa da haste evita o atrito.
Um estudo publicado ontem na Current Biology (Ref.1) descreveu em detalhes os talentos de Veronika, documentando e confirmando o primeiro caso conhecido de uso de ferramenta por um gado-bovino-doméstico (Bos taurus).
Durante vários experimentos, Veronika mostrou usar as "ferramentas de coçar" de forma versátil, sistemática e exclusivamente em regiões da metade posterior do corpo (a garupa, os lombos, o púbis, o úbere e a aba umbilical), áreas de difícil acesso de outra forma. E provavelmente em resposta a irritações causadas por insetos.
E mais: além de humanos, a habilidade de usar uma única ferramenta para múltiplos propósitos - similar ao demonstrado por Veronika - tem sido observada apenas em chimpanzés.
Por exemplo, em ambiente selvagem, chimpanzés usam a ponta mais grossa de um graveto para cavar um buraco em ninhos de cupins e a ponta mais fina para "pescar" os insetos para fora.
Os autores do estudo acreditam que Veronika aprendeu a usar ferramentas por viver fora de confinamento e com objetos diversos disponíveis no ambiente.
Estamos provavelmente subestimando a inteligência dos bovinos.
"São animais inteligentes e emocionais," disse em entrevista Jan Langbein, etólogo e um dos autores do novo estudo, fazendo referência ao gado doméstico (Ref.2). "Eles merecem mais do que nós oferecemos a eles."
> Veronika possui hoje 13 anos de idade e mora na vila de Nötsch, Áustria. Desde que era um bezerro ela é tratada como um pet e nunca foi ordenhada, sendo permitida explorar livremente a propriedade do seu dono, Witgar Wiegele.
> Evidências anedóticas têm apontado uso de ferramenta para coçar em bovinos da espécie Bos indicus (zebus) e em cavalos (Equus ferus), sugerindo que tal comportamento pode emergir em diferentes ungulados domesticados quando condições ecológicas e motivacionais são favoráveis.
> As espécies Bos taurus e Bos indicus divergiram há mais de 500 mil anos, sugerindo que a capacidade de usar ferramentas no gado é improvável de ser um subproduto apenas de domesticação, podendo refletir uma propensão latente e mais profunda para a resolução de problemas físicos na linhagem bovina.
Leitura recomendada:
- Qual é a relação entre vacas e antílopes?
- Esse elefante aprendeu sozinho a usar uma mangueira para tomar banho
REFERÊNCIAS
- Osuna-Mascaró & Auersperg (2026). Flexible use of a multi-purpose tool by a cow. Current Biology. https://doi.org/10.1016/j.cub.2025.11.059
- https://www.science.org/content/article/no-bull-austrian-cow-has-learned-use-tools
Reviewed by Saber Atualizado
on
janeiro 19, 2026
Rating:



