Últimas Notícias

[5]

Dieta rica em vitamina C aumenta a produção de colágeno e melhora a função da pele, aponta estudo

Figura 1. Kiwi, uma fruta rica em vitamina C.

 
Cremes contendo vitamina C e suplementos de colágeno são populares mas a eficácia desses produtos no fortalecimento e na renovação da pele é questionável. Um estudo clínico recente publicado no periódico Journal of Investigative Dermatology (Ref.1) trouxe evidência convincente que a melhor aposta nesse contexto é a dieta. Especificamente, maior consumo de alimentos ricos em vitamina C. O estudo mostrou que os níveis de vitamina C na pele estão intimamente ligados aos níveis da vitamina C no sangue (plasma) e podem ser aumentados consumindo mais frutas como o kiwi. Uma dieta com mais vitamina C aumenta a quantidade desse micronutriente na pele, melhorando a espessura desse órgão (maior produção de colágeno) e estimulando a renovação e regeneração da camada externa da pele (epiderme).


"Ficamos surpresos com a forte correlação entre os níveis de vitamina C no plasma e na pele – isso foi muito mais evidente do que em qualquer outro órgão que investigamos," disse em entrevista a professora Margreet Vissers, pesquisadora na Universidade de Otago e autora principal do novo estudo (Ref.2). "Somos os primeiros a demonstrar que a vitamina C na circulação sanguínea penetra todas as camadas da pele e está associada à melhora da função da pele."


Leitura recomendada:


- Continua após o anúncio -


A vitamina C (ascorbato) é encontrada em todos os compartimentos da pele. Estudos in vitro têm demonstrado que esse micronutriente promove a síntese de colágeno pelos fibroblastos, remove radicais gerados pela radiação UV (UVR) e estimula a proliferação e diferenciação dos queratinócitos. No geral, já é bem estabelecido que a vitamina C é necessária para a produção de colágeno no corpo humano. Nesse sentido, presume-se que aumentar os níveis de ascorbato na pele melhora a saúde cutânea e reverte os efeitos visíveis do envelhecimento. Para esse fim, no entanto, o foco tem sido na aplicação tópica de ascorbato (ex.: cremes cosméticos) e no desenvolvimento de formulações para aumentar sua estabilidade em solução e penetração através da camada córnea impermeável.


A vitamina C é altamente solúvel em água e a pele é péssima em absorvê-la, devido à barreira da epiderme.


De fato, estudos in vitro não têm sido reproduzidos in vivo para avaliar a real eficácia desses produtos tópicos, e consumidores podem estar sendo ludibriados. Aliás, a entrega de ascorbato à pele in vivo é rigorosamente regulada pelo transporte ativo do plasma através dos co-transportadores de vitamina C dependentes de sódio, SVCT1 e SVCT2.


O novo estudo resolveu investigar o efeito da vitamina C na pele através do consumo alimentar desse micronutriente. O estudo compreendeu duas etapas. A primeira etapa estabeleceu a associação entre os níveis de vitamina C no plasma e na pele, utilizando tecido cutâneo saudável de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos. A segunda etapa envolveu um estudo de intervenção dietética com vitamina C, antes e depois, em dois locais geográficos e populações distintas (Nova Zelândia e Alemanha), cada um com 12 participantes saudáveis.


Todos os participantes foram instruídos a consumir dois kiwis (variedade Kiwi Gold) diariamente - o equivalente a 250 miligramas de vitamina C - durante oito semanas. Em seguida, amostras de pele dos participantes foram coletadas antes e depois da intervenção, com análises diversas investigando as camadas basais da pele, a camada dérmica externa e a função da pele (ex.: elasticidade, proteção UV e taxa de renovação das células epidérmicas).


-----------

> A vitamina C está presente em alimentos diversos, porém sua biodisponibilidade é determinada tanto pelo conteúdo no alimento quanto pelo método de preparação do alimento. O ascorbato é prontamente oxidado e pode ser destruído ao ser exposto ao oxigênio, calor e alguns íons metálicos. Portanto, frutas e vegetais frescos são a melhor fonte alimentar dessa vitamina. Laranja e acerola são exemplos bem conhecidos de frutas ricas em vitamina C.


> A fruta do kiwi é produzida por plantas da espécie Actinidia chinensis, nativa da China mas hoje cultivada em vários países. É uma fruta rica em nutrientes essenciais, como vitamina C, vitamina K, vitamina E, potássio e fibras. Existem várias variedades de kiwi, com o conteúdo de vitamina C variando enormemente: 25 a 205mg para cada 100g da fruta. Ref.3-4

-----------


Os resultados dos experimentos clínicos mostraram um significativo aumento de vitamina C na pele dos participantes após o maior consumo de kiwi, com associado e significativo aumento na espessura da pele - refletindo um aumento na produção de colágeno - e uma maior capacidade de regeneração das células epidérmicas, ou seja, renovação da pele otimizada. O aumento de ascorbato plasmático (no sangue) foi associado a aumentos significativos na densidade da pele, de 0,154 ± 0,027 unidades para 0,228 ± 0,035 após a intervenção. A proliferação de células epidérmicas também aumentou significativamente de 21,06 ± 5,44 para 27,42 ± 4,96 unidades.

Figura 2. Quanto mais vitamina C consumida na dieta, mais desse micronutriente penetra na pele através da circulação sanguínea. Isso fomenta a produção de colágeno e melhora a função da pele. Ref.1 

Isso aponta que um uma dieta rica em vitamina C resulta em maiores níveis desse micronutriente no sangue e na pele, com efeitos benéficos que podem ajudar a reduzir o envelhecimento cutâneo (ex.: rugas). Não é necessário suplemento ou creme, apenas uma alimentação adequada.


-----------

> Para manter os níveis plasmáticos ótimos de vitamina C, os autores do novo estudo sugeriram um consumo diário em torno de 250 mg desse micronutriente. Uma laranja de 100 g contém ~59 mg de vitamina C.


> É preciso tomar cuidado, porém, com o consumo excessivo de vitaminas e outros antioxidantes. Excesso de antioxidantes (ex.: vitamina C) no corpo (estresse redutivo) pode ser tão deletério quanto a escassez. Radicais livres e afins não são sempre inimigos no corpo. É um alerta em especial para quem abusa de suplementos multivitamínicos. Para mais informações: O que é o Paradoxo dos Antioxidantes?

-----------


REFERÊNCIAS

  1. Vissers et al. (2025). Improved Human Skin Vitamin C Levels and Skin Function after Dietary Intake of Kiwifruit: A High-Vitamin-C Food. Journal of Investigative Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.jid.2025.10.587
  2. https://www.otago.ac.nz/news/newsroom/vitamin-c-from-food-boosts-collagen-levels-in-skin-landmark-study
  3. Vissers et al. (2013). The Bioavailability of Vitamin C from Kiwifruit. Advances in Food and Nutrition Research, Volume 68, Pages 125-147. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-394294-4.00007-9
  4. https://www.mdpi.com/2223-7747/13/17/2354

Dieta rica em vitamina C aumenta a produção de colágeno e melhora a função da pele, aponta estudo Dieta rica em vitamina C aumenta a produção de colágeno e melhora a função da pele, aponta estudo Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 13, 2026 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7dwrZL7URox7eZPHqW_H8cjkOrjUcnpGXhHZSPAyMnMt0dLbkVi4YqVX6dXge3H1c9sQI_fitw0t1gJqKshvDxl3iD3e-rz9gsLnpfFz8PlkOVhr686pJCWfAqnTPN3rkOgXnZkzhxF0/s320/globo2preto+fundo+branco+almost+4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]