Cientistas decifraram o segredo do iogurte de formiga
![]() |
| Figura 1. À esquerda, formiga da espécie Formica rufa. |
Sim, é possível fazer iogurte adicionando formigas do gênero Formica ao leite. Em um estudo publicado no periódico iScience (Ref.1), pesquisadores recriaram uma receita de iogurte quase perdida na história, mas que era uma tradição comum ao longo dos Bálcãs e Turquia. Em específico, baseada em formigas da espécie F. rufa, comuns em florestas na Europa.
"Os iogurtes de hoje são tipicamente feitos com apenas duas cepas de bactérias. Nos iogurtes tradicionais, você tem uma biodiversidade muito maior, variando dependendo da região, cultura e estação. Isso traz mais sabores, texturas e personalidade," disse em entrevista o Dr. Leonie Jahn, autor principal do novo estudo e pesquisador na Universidade Técnica da Dinamarca (Ref.2).
No processo de manufatura do "iogurte de formiga", os pesquisadores adicionaram quatro formigas vivas em uma jarra de leite aquecido, seguindo instruções dos membros de uma comunidade na Bulgária (Fig.2). A jarra foi, então, deixada para fermentar ao longo de uma noite.
No dia seguinte, o leite começou a engrossar e a ficar azedo: os primeiros estágios de formação de um iogurte.
No final, obtiveram um iogurte com sabor e aroma únicos.
![]() |
| Figura 2. (A) Adição de 4 formigas vivas em uma jarra de leite morno. (B) Amostras do leite em início de fermentação, parcialmente acidificado e coagulado, sendo transformado em iogurte. |
Analisando formigas do gênero Formica e iogurtes derivados desses insetos em laboratório, os pesquisadores mostraram que esses insetos carregavam no corpo bactérias com capacidade de fermentação lática e acética (ex.: Fructilactobacillus sanfranciscensis).
Os ácidos produzidos por essas bactérias participavam do processo de coagulação do leite para a produção de iogurte.
Além disso, o ácido fórmico no corpo das formigas (defesa química desses insetos) parecia ajudar a promover um ambiente ideal para o crescimento das bactérias fermentadoras.
Por fim, enzimas proteases das formigas e das bactérias mostraram trabalhar em conjunto para quebrar as proteínas do leite e transformar esse último em iogurte.
> Produção de iogurte e outros produtos fermentados de leite podem ser tão antigos quanto 7 mil anos atrás. A fermentação de laticínios pode ter ajudado humanos adultos a consumirem leite mesmo sem o traço da persistência da lactase. Para mais informações: Forte seleção natural nos humanos para o consumo de leite na fase adulta, apontam estudos
REFERÊNCIAS
- Sinotte et al. (2025). Making yogurt with the ant holobiont uncovers bacteria, acids, and enzymes for food fermentation. iScience, Volume 28, Issue 10, 113595. https://doi.org/10.1016/j.isci.2025.113595
- https://www.eurekalert.org/news-releases/1099671
Reviewed by Saber Atualizado
on
dezembro 23, 2025
Rating:



