Satélites revelaram que a área verde na Antártica está se expandindo de forma dramática
Figura 1. Acredite ou não, essa foto foi tirada na Antártica, na Ilha de Ardley (62°S). É um retrato da Península Antártica, região que está sob rápido aquecimento. |
Imagens de satélite da Península Antártica, analisadas em um estudo publicado no periódico Nature Geoscience (1), revelaram que a área coberta por plantas - antes coberta por massiva quantidade de gelo - aumentou em quase 14 vezes ao longo de 35 anos (1986 até 2021). E a taxa de expansão verde foi ~33% entre 2016 e 2021 comparado com o período total analisado (Fig.2). A área de provável cobertura vegetal na Península Antártica cresceu de 0,863 km2 em 1986 para 11,947 km2 em 2021, e a taxas espelhando o avanço do aquecimento global antropogênico.
Figura 2. Avanço da área verde na Península Antártica no período de 1986-2021. |
Figura 3. Campo de musgos, na Ilha de Barrientos (62°S), outra região onde a área verde está avançando rápido. |
O fenômeno está resultando em uma rápida mudança nos ecossistemas terrestres Antárticos. É preocupante em especial porque a flora nativa da Antártica é adaptada a condições extremas, e podem não ser capazes de competir com um influxo de outras espécies adaptadas a ambientes mais quentes.
> A Antártica está experienciando significativo aumento na temperatura superficial média nos últimos 60 anos, com taxas de aquecimento maiores na Antártica Ocidental e na Península Antártica - e ocorrendo muito mais rapidamente do que o aquecimento médio global.
> A perda de cobertura de gelo amplifica o aquecimento em regiões como a Antártica devido à perda de alta reflexão da luz solar: o solo escuro exposto acaba absorvendo mais energia luminosa e gerando aquecimento {e emissão de infravermelho longo] extra.
> Nesse último ponto, muitas pessoas continuam não entendendo o crucial conceito climático de "feedback positivo", algo que gera muitas desinformações sobre a atuação dos gases estufas no atual processo de aquecimento global antropogênico. Para mais informações: Quais os mecanismos do Efeito Estufa Atmosférico?
(1) Publicação do estudo:
- Roland et al. (2024). Sustained greening of the Antarctic Peninsula observed from satellites. Nature Geoscience. https://doi.org/10.1038/s41561-024-01564-5