Mistério: Gripe aviária escureceu o olho desses gansos
![]() |
Figura 1. Mudança de cor na íris engatilhada por infecção pelo vírus H5N1. |
Cientistas reportaram em um preprint (Ref.3) que a íris da maioria dos gansos-patolas (Morus bassanus) que sobreviveram à gripe aviária perderam sua coloração normal (azul) e ficando totalmente preta (Fig.1)!
Pesquisadores fizeram essa descoberta enquanto estudavam colônias de aves no Rochedo Bass, na costa da Escócia. É incerto o porquê da infecção com o vírus H5N1 (responsável pela gripe aviária) causar essa mudança de cor. O fenômeno pode ajudar a monitorar surtos entre essas aves.
Atualmente, existe uma cepa altamente patogênica de H5N1 circulando no mundo, e que já matou centenas de milhões de aves ao redor do mundo. Desde outubro de 2021, mais de 70 países em cinco continentes reportaram surtos. O Brasil recentemente declarou emergência nesse sentido.
Massivas campanhas de vacinação estão sendo promovidas, incluindo aves selvagens e domésticas. Cientistas temem que a grande circulação desse vírus possa engatilhar evolução nessa cepa permitindo a infecção de mamíferos, incluindo humanos. Aliás, recentemente isso ocorreu com outra cepa preocupante: Variante altamente patogênica do H5N1 está se alastrando em mamíferos, alertam cientistas
REFERÊNCIAS
