Últimas Notícias

[5]

Cientistas criam ovos de galinhas geneticamente modificadas seguros para pessoas alérgicas

Figura 1. À esquerda, pintinhos geneticamente modificados.

 
Alergia a ovos de galinha - em particular a clara do ovo - é uma das principais alergias em crianças. Apesar da maioria das crianças superarem esse tipo de alergia até a idade de 16 anos, algumas ainda terão uma alergia persistindo até a fase adulta. Alergia à clara pode causar uma variedade de sintomas, incluindo vômito, dor abdominal, problemas respiratórios, urticária e inchaço, somando-se ao fato de que algumas pessoas alérgicas são incapazes de receber certas vacinas contra a gripe. Em um estudo reportado recentemente no periódico Food and Chemical Toxicology (Ref.1), pesquisadores reportaram o desenvolvimento de ovos de galinha que podem ser seguros para o consumo de pessoas com alergia ao ovo tradicional. Especificamente, os pesquisadores usaram tecnologia de edição genômica para produzir ovos sem a mais relevante proteína responsável pelas reações alérgicas à clara.


- Continua após o anúncio -


As principais proteínas alergênicas nos ovos de galinha são a ovomucoide, ovalbumina, ovotransferrina e lisozima, entre as quais a ovomucoide é o mais predominante alérgeno. A ovomucoide possui atividade inibitória de tripsina e um peso molecular de 28 kDa, respondendo por aproximadamente 11% do conteúdo proteico total da clara de ovo. Métodos de processamento alimentício, como tratamentos com protease e aquecimento, são usados para reduzir a alergenicidade de vários alimentos. Remoção física de ovomucoide da clara tem sido realizada via extração com solvente e lavagem da clara cozida; no entanto, completa remoção dessa proteína não pode ser alcançada sem prejuízos relativos às características da clara, como gelificação. Portanto, produzir alimentos processados com ovos através de remoção física desse alérgeno é complicado.


Em contraste, alérgenos na clara além do ovomucoide podem ser inativados ou desnaturados pelo processamento com calor ou enzimas digestivas para eliminar potencial de alergenicidade. Apenas a proteína ovomucoide permanece, mantendo as propriedades alergênicas dos ovos de galinha mesmo após processamento. Nesse sentido, se ovos de galinha pudessem ser produzidos sem ovomucoide, ovos processados com propriedades extremamente baixas de alergenicidade seriam possíveis. Além disso, ovo de galinha é usado para a produção de vacinas contra a gripe e a febre amarela; ovos sem ovomucoide podem ser efetivamente usados para produzir vacinas que podem ser administradas em pacientes com alergias a ovos. 


No novo estudo, pesquisadores detalharam a inativação do gene OVM responsável pela síntese da proteína ovomucoide em galinhas geneticamente modificadas (Fig.2) e investigaram a segurança dos ovos resultantes como alimento. Para a inativação do gene em questão (OVM-knockout), pesquisadores usaram enzimas de restrição chamadas de TALENs, as quais reconhecem sequências específicas de DNA e as quebram ou eliminam. 


Em ordem de desenvolver os ovos OVM-knockout, os pesquisadores precisaram detectar e eliminar a proteína ovomucoide nas claras de ovos. Os TALENs foram engenhados para atuar em uma porção associada de RNA chamada de éxon 1, a qual codifica para proteínas específicas (Fig.3). 

Figura 2. Filhotes de galinha (Gallus gallus domesticus) pertencendo a duas linhagens geneticamente modificadas para a inativação do gene OVM: (A)  Barred Plymouth Rock e (B) Rhode Island Red. Importante notar que os filhotes nas fotos com o gene homozigoticamente inativado (i/i) e sem potencial de produzir a proteína ovomucoide são aqueles com penugem escura (preta e amarronzada), enquanto aqueles claros/amarelos (White Leghorn) são híbridos heterozigóticos (I/i). Ref.1

Figura 3. Esquema do gene OVM - com a organização éxon-íntron - destacando os alvos do TALEN no éxon 1, onde mutações de deleção TALEN-mediadas foram introduzidas. Ref.1

Os ovos produzidos por essa técnica foram, então, testados para assegurar que nenhuma proteína ovomucoide (mutante ou normal) ou outros alvos indesejáveis de edição genética estivessem presentes. Os resultados das análises não revelaram nenhuma mutação indesejável e nenhuma proteína ovomucoide. Anticorpos anti-ovomucoide foram usados para detectar quaisquer traços da proteína (mutante ou normal), mas nenhuma evidência nesse sentido foi encontrada, suportando potencial segurança de consumo por pessoas alérgicas a ovos.


"Os ovos produzidos por galinhas geneticamente modificadas não mostraram anormalidades evidentes. O conteúdo de albumina não continha nem ovomucoide maduro nem variantes truncadas da proteína," disse em entrevista o pesquisador Dr. Ryo Ezaki, da Universidade de Hiroshima, Japão, autor principal do novo estudo (Ref.2). "As mutações TALEN-induzidas nas galinhas modificadas estavam localizadas nas regiões intergênicas e íntron. Vetores de plasmídeos usados para a edição genômica estavam apenas temporariamente presentes e não integraram no genoma das galinhas modificadas. Esses resultados indicam a importância de avaliações de segurança e revelam que os ovos produzidos pelas galinhas com OVM-knockout resolvem o problema de alergia em alimentos e vacinas."


Os pesquisadores continuarão realizando testes imunológicos e clínicos de segurança nos ovos teoricamente livres de ovomucoide. Devido ao fato de algumas pessoas serem altamente alérgicas a essa proteína específica, mesmo minúsculas quantidades de ovomucoide podem causar uma reação. No momento, pesquisadores determinaram que os novos ovos são menos alergênicos do que os ovos tradicionais e que podem ser usados com segurança em alimentos processados com aquecimento para serem consumidos por pessoas com alergias a ovos.


Leitura recomendada


REFERÊNCIAS

  1. Ezaki et al. (2023). Transcription activator-like effector nuclease-mediated deletion safely eliminates the major egg allergen ovomucoid in chickens. Food and Chemical Toxicology, Volume 175, 113703. https://doi.org/10.1016/j.fct.2023.113703
  2. https://www.hiroshima-u.ac.jp/en/news/76883

Cientistas criam ovos de galinhas geneticamente modificadas seguros para pessoas alérgicas Cientistas criam ovos de galinhas geneticamente modificadas seguros para pessoas alérgicas Reviewed by Saber Atualizado on maio 22, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]