Últimas Notícias

[5]

Humanos conseguem reconhecer e entender os gestos produzidos por chimpanzés e bonobos, aponta estudo

Fig.1. Filhote de chimpanzé (seta) faz um gesto geralmente usado para pedir comida.


 Em um estudo publicado no periódico PLOS Biology (Ref.1), pesquisadores concluíram que humanos ainda retêm entendimento de gestos produzidos por outros primatas superiores, mesmo nós mesmos não mais usando esse sistema ancestral como forma primária de comunicação. Mais de 80 sinais gestuais produzidos por primatas superiores têm sido identificados, e o novo estudo traz a primeira evidência de comunicação intencional fora da linguagem humana.


- Continua após o anúncio -


No estudo, os pesquisadores testaram o entendimento de >5,5 mil participantes humanos em relação a 10 gestos mais comuns usados por primatas do gênero Pan (chimpanzés e bonobos) - nossos parentes evolutivos mais próximos ainda vivos, cujo ancestral comum com a nossa espécie (Homo sapiens) data de 6-7 milhões de anos atrás. Os participantes assistiram a vídeos desses gestos e tiveram que selecionar o significado dos gestos entre quatro alternativas (Fig.2). Os participantes tiveram um desempenho significativamente melhor do que simples chance, acertando mais de 50% das vezes os o significado dos gestos realizados.


Fig.2. Print do teste/quiz em execução.

> Para quem quiser realizar o teste conduzido no estudo, acesse aqui o link (aparentemente não funciona em smartphone). 


Fundamentalmente, com a linguagem única dos humanos, nós fazemos mais do que transmitir informação, mas também intenção e significado que vão além de respostas automáticas a estímulos, algo raramente observado entre outras espécies e, quando observado, restrito a um ou dois sinais usados de forma altamente específica. Embora a linguagem possa parecer muito distinta da comunicação de outros animais, raízes filogenéticas do sistema linguístico são profundas (2), e o sistema gestual pode ter sido um bloco importante para a evolução da linguagem.


(2) Leitura recomendada: Linguagem humana: Milagre ou Evolução Darwinista? 


É ainda incerto, porém, se a habilidade das diferentes espécies de primatas superiores - incluindo agora humanos modernos - de entendimento do sistema gestual é biologicamente herdado ou se é fruto da inteligência, semelhança física e objetivos sociais similares.


(1) REFERÊNCIA

Humanos conseguem reconhecer e entender os gestos produzidos por chimpanzés e bonobos, aponta estudo Humanos conseguem reconhecer e entender os gestos produzidos por chimpanzés e bonobos, aponta estudo Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 31, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]