Últimas Notícias

[5]

Mais antigos fósseis conhecidos a nossa espécie (Homo sapiens) são ~36 mil anos mais antigos do que antes estimado

 

[14 de janeiro de 2022] - Fósseis dos mais antigos humanos modernos (Homo sapiens) já descritos foram escavados na década de 1960 em duas regiões no leste da África: Omo-Kibish e Herto, ambos territórios da Etiópia. Porém, tentativas de datação têm sido controversas, resultando em valores de 197 mil atrás anos para o espécime em Kibish (Omo I) e ao redor de 160-155 mil anos atrás para espécimes em Herto.


Agora, via análise de depósitos associados a uma antiga erupção do Vulcão Shala - confirmados geoquimicamente de estarem situados sobre a Formação Omo-Kibish - pesquisadores conclusivamente calcularam uma data mínima para o Omo I: 233 ± 22 mil anos atrás. Datação (radioativa) foi feita com o método de Ar-40/Ar-39, envolvendo 113 cristais individuais de sanidina (uma forma de feldspato de potássio) (2).


(2) Leitura recomendada: Como calcular a idade dos fósseis e da Terra?


Os resultados do estudo - publicado no periódico Nature (2) - corroboram os mais aceitos modelos de evolução humana, os quais estimam que a nossa espécie divergiu de outros humanos (gênero Homo) arcaicos no continente Africano há cerca de 350-200 mil anos, sendo o valor mais aceito em torno de ~300 mil anos atrás.


O próximo passo agora é encontrar um método para determinar a idade máxima do fóssil Omo I, o mais antigo fóssil de H. sapiens conhecido.


-----------

IMPORTANTE: Muitos veículos de mídia estão reportado de forma errônea o estudo. É o espécime de Omo I que era bem mais antigo do que o pensado, e não a espécie Homo sapiens. O estudo apenas corrobora que a nossa espécie é tão antiga quanto tradicionalmente estimado (~300 mil anos).

------------


REFERÊNCIA

Mais antigos fósseis conhecidos a nossa espécie (Homo sapiens) são ~36 mil anos mais antigos do que antes estimado Mais antigos fósseis conhecidos a nossa espécie (Homo sapiens) são ~36 mil anos mais antigos do que antes estimado Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 30, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]