Hubble detecta a mais antiga estrela conhecida, a qual existiu dentro de 1 bilhão de anos após o Big Bang
O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, marcou mais um extraordinário recorde (Ref.1): detectou a luz da mais distante estrela conhecida, a qual existiu no primeiro bilhão de anos após o nascimento do Universo no Big Bang (1). A luz da nova estrela detectada, Earendel, demorou cerca de 12,9 bilhões de anos para alcançar a Terra, produzida quando o Universo tinha apenas 7% da sua atual idade, e a um redshift de 6,2 (2). Até o momento, os menores objetos já observados com uma idade semelhante eram agrupamentos de estrelas, embebidas dentro de antigas galáxias.
O novo achado foi descrito em um estudo publicado hoje na Nature (Ref.2). Com base na análise do espectro de emissão no ultravioleta (UV), Earendel é pelo menos 50 vezes mais massiva do que o Sol e milhões de vezes mais brilhante, rivalizando a maioria das mais massivas estrelas conhecidas. Mesmo assim, a visualização da estrela só foi possível devido ao efeito de lente gravitacional produzido por um gigantesco agrupamento galático, WHL0137-08, localizado entre nós e Earendel. A enorme massa do WHL0137-08 distorce o espaço ao redor, criando uma poderosa amplificação natural ao desviar os raios de luz. Um raro alinhamento entre o agrupamento galático e Earendel permitiu máxima amplificação ("aumentando" em milhares de vezes a luminosidade dessa estrela).
É ainda incerto, porém, se Earendel é um sistema binário ou uma estrela única. Astrônomos esperam que o novo e mais poderoso telescópio espacial James Webb (3), próximo de estar em total operação nos próximos meses, seja capaz de resolver essa questão e melhor caracterizar a nova estrela detectada.
> O nome 'Earendel' significa, no Antigo Inglês, "Estrela da Manhã" (Morning Star). "Estrela da manhã" é uma termo que tem sido usado para vários fins na história. É comumente usado para fazer referência ao planeta Vênus quando aparece no leste antes do nascer-do-sol.
Para mais informações:
- (1) O que é a Expansão do Universo?
- (2) O que é o Desvio para o Vermelho na Astronomia?
- (3) Primeira imagem histórica do Telescópio James Webb é finalmente liberada
REFERÊNCIAS
- https://www.nasa.gov/feature/goddard/2022/record-broken-hubble-spots-farthest-star-ever-seen
- Welch et al. (2022). A highly magnified star at redshift 6.2. Nature 603, 815–818. https://doi.org/10.1038/s41586-022-04449-y