Últimas Notícias

[5]

Estudo de 'mundo real' traz mais evidência suportando robusto efeito benéfico do cacau nas funções cardiovasculares


Dados epidemiológicos apontam que existe uma relação inversa entre o consumo de dietas ricas em flavonoides e o risco para doenças cardiovasculares. No caso dos flavonoides do cacau - em particular os flavanóis e seus oligômeros (procianidinas) -, estudos clínicos em ambiente controlado têm consistentemente mostrado que essas substâncias melhoram a função arterial endotelial, reduzindo significativamente a pressão sanguínea e a rigidez arterial em indivíduos saudáveis - e em um nível comparável a certos medicamentos para o controle da pressão sanguínea e com efeitos imediatos.


- Continua após o anúncio -


Em um estudo de 'mundo real' publicado no periódico Frontiers in Nutrition (1), pesquisadores resolveram testar se o consumo dos flavonoides do cacau implicam em efeitos cardiovasculares benéficos no dia-a-dia das pessoas. Para isso, um protocolo de análise duplo-cego e randomizado foi seguido, onde 11 voluntários saudáveis - e com menos de 45 anos de idade - foram aleatoriamente separados em dois grupos: intervenção e controle. Durante 8 dias consecutivos, cada voluntário consumiu em dias alternados 6 cápsulas contendo flavanóis de cacau (862 mg) ou 6 cápsulas contendo açúcar marrom como placebo (grupo de controle). O consumo das cápsulas ocorreu sempre no mesmo horário, na parte da manhã (junto com a refeição matinal).


Para medir a pressão sanguínea e a velocidade da onda de pulso (visando avaliar a rigidez arterial), cada participante recebeu dispositivos para essa finalidade. As medidas foram realizadas antes do consumo das cápsulas e a cada 30 minutos após a ingestão pelas primeiras 3 horas, e então a cada 1 hora pelas 9 horas seguintes, e enquanto realizavam suas atividades normais do cotidiano.


Os resultados mostraram uma significativa redução da pressão sanguínea sistólica (-1,4 mmHg na média) e na velocidade da onda de pulso (-0,11 m/s na média) ao longo das 12 horas naqueles consumindo os flavanóis. Efeitos de pico foram observados nas primeiras 3 horas (-4,9 mmHg e -0,32 m/s) e, novamente, 8 horas após a ingestão. O efeito na redução da pressão sanguínea e da rigidez arterial foi confirmado com a ingestão de flavanóis do cacau quando estavam elevadas dentro da faixa normal. Essa última observação aumenta o potencial terapêutico dos flavanóis, já que parecem não induzir hipotensão quando ingeridos como suplementos. 

--------------

(1) IMPORTANTE ressaltar que quem quiser se beneficiar dos efeitos benéficos do cacau devem consumi-lo de forma mais "pura" possível (ex.: pó de cacau natural), sem o processamento típico para a produção de doces e chocolate (ex.: alcalinização). Para entender mais sobre essa questão e as história por trás dos benefícios cardiovasculares promovidos pelo cacau, fica a sugestão de leitura: Chocolate pode fazer bem à saúde?

-------------


REFERÊNCIA

  • (1) Heiss et al. (2022). Assessing Variability in Vascular Response to Cocoa With Personal Devices: A Series of Double-Blind Randomized Crossover n-of-1 Trials. Frontiers in Nutrition, 9:886597. https://doi.org/10.3389%2Ffnut.2022.886597

Estudo de 'mundo real' traz mais evidência suportando robusto efeito benéfico do cacau nas funções cardiovasculares Estudo de 'mundo real' traz mais evidência suportando robusto efeito benéfico do cacau nas funções cardiovasculares Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 29, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]