Últimas Notícias

[5]

Encontrado dente fossilizado de uma criança Denisovana, provavelmente do sexo feminino


 

Em um estudo publicado esta semana no periódico Nature Communications (1), pesquisadores concluíram que um dente fossilizado desenterrado em uma caverna no norte de Laos (um país no Sudeste Asiático) pertencia a uma criança do sexo feminino Denisovana que viveu entre 164 mil e 131 mil anos atrás. A datação foi feita via técnicas de luminescência e de decaimento radioativo de urânio (2).


Leitura recomendada


Denisovanos representam uma espécie humana (gênero Homo) extinta que coexistiu com Neandertais (H. neanderthalensis) e humanos modernos (H. sapiens) no Sudeste Asiático (3). Muitas populações humanas hoje nessa região, na Oceania e nas Ilhas do Pacífico carregam de 3% a 6% de DNA Denisovano (devido a hibridizações inter-espécies). Esses humanos arcaicos são um clado irmão dos Neandertais, com o H. erectus provavelmente representando o ancestral comum direto (4). São escassos os registros fósseis e genéticos até o momento descritos para os Denisovanos.


Leitura recomendada:


No novo estudo, os pesquisadores primeiro determinaram que o dente (TNH2-1) - um molar permanente na coroa mandibular esquerda - pertencia a um membro do gênero Homo ao analisarem vestígios proteicos associados (DNA foi totalmente degradado). A análise proteômica também indicou que o dente pertencia a uma fêmea. Padrões de desgaste no dente e de desenvolvimento da raiz indicaram que o indivíduo era bem jovem quando morreu (idade entre 3,5 e 8,5 anos). Análises comparativas do dente com os dentes de outros membros do gênero Homo mostraram fortes similaridades morfológicas com a estrutura dentária Denisovana. 


O achado aponta que os Denisovanos habitavam regiões tão frias quanto a Sibéria até tão quentes quanto a região tropical de Laos. Isso entra em concordância com as evidências paleogenéticas.


(1) REFERÊNCIA:

Encontrado dente fossilizado de uma criança Denisovana, provavelmente do sexo feminino Encontrado dente fossilizado de uma criança Denisovana, provavelmente do sexo feminino Reviewed by Saber Atualizado on novembro 29, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]