Últimas Notícias

[5]

Robô realiza a primeira cirurgia laparoscópica sem a ajuda de humanos


Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, EUA, o robô Smart Tissue Autonomous Robot (STAR) realizou uma cirurgia laparoscópica (reconexão de duas pontas intestinais) no intestino delgado [tecido ex vivo] de um porco sem a orientação manual de um humano, um avanço mais do que significativo no campo da robótica no sentido de cirurgias totalmente automatizadas em humanos. O feito foi descrito em um estudo publicado ontem no periódico Science Robotics (1).

 

- Continua após o anúncio -


O robô STAR realizou com perfeição, em específico, uma anastomose intestinal, um procedimento que requer um alto nível de movimento repetitivo e precisão. A conexão de duas pontas intestinais é o passo mais desafiador na cirurgia gastrointestinal, requerendo que o cirurgião realize suturas com alta acuracidade e consistência. Mesmo o mais leve tremor de mão ou inadequado ponto pode resultar em um vazamento futuro com consequências potencialmente catastróficas para o paciente. A tarefa é árdua e arriscada mesmo para cirurgiões experientes.


Após o procedimento cirúrgico de sucesso, os pesquisadores conduziram outras anastomoses intestinais com o STAR em modelos suínos in vivo, ao longo de 1 semana. Os resultados indicaram que o robô superou as habilidades de cirurgiões experientes em termos de consistência e acuracidade.


Cirurgias de tecidos moles são especialmente difíceis para robôs devido ao fato de serem muito imprevisíveis, forçando-os a se adaptarem rápido para lidar com obstáculos inesperados. Os sistemas tridimensionais de imagem e reconhecimento do STAR utilizam as mais avançadas tecnologias ópticas na área, incluindo endoscópio guiado por infravermelho, e um novo sistema algorítmico de controle que pode ajustar o plano cirúrgico em tempo real, como um cirurgião humano faria. 


Nesse sentido, o STAR também é o primeiro sistema robótico capaz de planejar, adaptar e executar um plano cirúrgico em tecido mole com mínima intervenção humana. 


O objetivo principal do desenvolvimento de robôs como o STAR é garantir que tarefas cirúrgicas que requerem alta precisão e repetibilidade possam ser realizadas com mais acuracidade e precisão para todos os pacientes e independentemente da habilidade do cirurgião ou da cirurgiã. 


(1) REFERÊNCIA:

Robô realiza a primeira cirurgia laparoscópica sem a ajuda de humanos Robô realiza a primeira cirurgia laparoscópica sem a ajuda de humanos Reviewed by Saber Atualizado on novembro 29, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]