Últimas Notícias

[5]

Descoberta primeira sentença conhecida escrita na linguagem Canaanita


O alfabeto foi inventado ao redor de 1800 a.C., e foi usado pelos Canaanitas e mais tarde pela maioria das outras linguagens ao redor do mundo. As línguas canaanitas ou cananeias são uma subfamília das línguas semitas faladas pelos antigos povos da região de Canaã, incluindo os Canaanitas, os Israelitas e os Fenícios. Até recentemente, nenhuma inscrição canaanita havia sido descoberta na região de Israel, salvo duas ou três palavras isoladas e sem contexto. Agora, em um estudo publicado no periódico Jerusalem Journal of Archaeology (1), pesquisadores reportaram a primeira sentença completa e compreensível em canaanita, datando de algo em torno de 1700 a.C. e gravada em um pequeno pente de marfim (extraído de presa de elefante).


O mais interessante é que a sentença fazia referência a um 'feitiço' contra piolhos: "Que essa presa [de elefante] elimine os piolhos do cabelo e da barba". 


A sentença analisada é composta por 17 letras com forma arcaica - representando o primeiro estágio da invenção do alfabeto escrito. As inscrições no pente são uma evidência direta que o alfabeto já era usado nas atividades diárias há cerca de 3700 anos.



O pente tinha dentes - grande parte deles quebrados - de ambos os lados: um lado com seis dentes grossos usados para desembaraçar nós nos cabelos, enquanto o outro lado trazia 14 dentes finos usados para remover piolhos e lêndeas (ovos de piolhos). Como não existiam elefantes em Canaã naquela época, é provável que o pente teve origem de algum lugar próximo do Egito. Somando-se ao fato do marfim ser um material de alto custo, o achado indica que até Canaanitas de alto status social sofriam com infestações de piolhos. Análises microscópicas no pente identificaram vestígios de cabeças de piolhos.


O pente havia sido primeiro escavado em 2017, no sítio arqueológico de Laquis, mas as letras cananeias inscritas só foram notadas em 2022, após processo de limpeza da peça. Laquis é o local de uma antiga cidade-chave canaanita do 2° milênio a.C., a segunda cidade mais importante do Reino Judeu após Jerusalém na Idade do Ferro e um das principais cidades nas eras Persa e do Helenístico Inferior. 


(1) REFERÊNCIA

  1. Vainstub et al. (2022). A Canaanite’s Wish to Eradicate Lice on an Inscribed Ivory Comb from Lachish. Jerusalem Journal of Archaeology 2: 76–119. https://doi.org/10.52486/01.00002.4

Descoberta primeira sentença conhecida escrita na linguagem Canaanita Descoberta primeira sentença conhecida escrita na linguagem Canaanita Reviewed by Saber Atualizado on novembro 14, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]