Últimas Notícias

[5]

Proteína isolada da saliva de carrapatos pode revolucionar o tratamento de dor e coceira

 
Em um estudo publicado no periódico Frontiers in Pharmacology (1), pesquisadores isolaram uma proteína biologicamente ativa na saliva de carrapatos da espécie Rhipicephalus appendiculatus que pode representar um revolucionário novo tratamento para dor e prurido (coceira) crônicos. Em testes laboratoriais, a proteína - chamada de Votucalis - trouxe efetivo alívio à dor e à coceira em ratos, e potencialmente pode substituir analgésicos tradicionais, incluindo opioides, estes os quais frequentemente são inefetivos, podem causar sérios efeitos colaterais e serem viciantes (2).


- Continua após o anúncio -


O R. appendicultus secreta a proteína no hospedeiro durante a mordida para inibir dor e sensação de irritação, permitindo que o parasita se alimente do sangue da vítima sem que esta perceba. A Votucalis age se ligando com grande afinidade à histamina, prevenindo ativação histamina-dependente em receptores na superfície celular e, com isso, resultando em respostas reduzidas de dor e coceira. Sua ação, nesse sentido, não envolve interação com o sistema nervoso central, prevenindo sérios efeitos colaterais observados em analgésicos tradicionais, especialmente aqueles mais fortes. 


Além de potencialmente mais segura, ao agir na raiz da sinalização da dor/coceira mediada por histamina, a Votucalis pode ser muito mais eficaz em termos terapêuticos para muitas doenças e condições reguladas por histamina, as quais afetam >20% da população mundial e incluem dermatite atópica, psoríase, artrite, diabetes, dor ciática e lesões nas costas.


(1) Publicação do estudo: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphar.2022.846683/full


(2) Leitura recomendada: Por que opioides são tão temidos e tão necessários?

Proteína isolada da saliva de carrapatos pode revolucionar o tratamento de dor e coceira Proteína isolada da saliva de carrapatos pode revolucionar o tratamento de dor e coceira Reviewed by Saber Atualizado on setembro 29, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]