Últimas Notícias

[5]

Comportamento homossexual flagrado entre macacos-pregos em um parque de São Paulo

 

Comportamento homossexual têm sido observado em mamíferos, aves, répteis e insetos - especialmente entre mamíferos - e pode ser definido como "o contato genital ou manipulação genital entre indivíduos do mesmo sexo". Em primatas, esses comportamentos são expressos de maneira diversa, incluindo monta com movimentos pélvicos, monta ventro-ventral, manipulação manual da genitália e contato genital-oral, e possuem fins também diversos, incluindo fortalecimento de laços sociais, resolução de conflitos ou simples gratificação sexual (1). Comportamento homossexual exclusivo (orientação homossexual), até o momento, têm sido observado apenas em humanos e em ovelhas (1).


Em um estudo conduzido por biólogos da Universidade de São Paulo (USP), publicado no periódico Behaviour (2) e divulgado ontem pelo Jornal da USP (3), macacos-pregos (Sapajus libidinosus) foram flagrados pela primeira vez exibindo comportamento homossexual no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo, entre um grupo de 33 indivíduos. 


- Continua após o anúncio -


Enquanto os macacos eram gravados, houve quatro ocasiões nas quais um macaco macho se aproximou de outro macho que estava interagindo com uma das caixas, montou nele e começou a realizar atos sexuais. Esses eventos envolveram seis indivíduos - dois jovens e quatro adultos - e não pareceram estar relacionados a fatores hierárquicos (de dominância) ou de idade do grupo, mas possivelmente a meios de conseguir acesso a um aparato experimental usado para outro fim de pesquisa (4). De fato, houve monta de indivíduos mais jovens em indivíduos mais velhos.


No caso, o aparato experimental consistia de duas "caixas-problemas" de acrílico com alguns furos no topo e melado dentro no ambiente onde os macacos vivem, buscando analisar como os animais iriam usar ferramentas para acessar o alimento e como esse aprendizado se espalharia socialmente. 


Até o momento, havia apenas registro publicado de comportamento homossexual em macacos-prego do gênero Sapajus em cativeiro, onde machos foram observados montando outros machos quando estes foram reintroduzidos ao grupo após uma separação.


---------------

(1) Para mais informações sobre os fatores biológicos associados ao comportamento homossexual e à orientação homossexual, acesse: Homossexualidade é biológica ou social?


(2) Publicação do estudohttps://brill.com/view/journals/beh/158/1/article-p89_7.xml


(3Referência e mais informaçõeshttps://jornal.usp.br/ciencias/biologos-fazem-primeiro-registro-de-comportamento-homossexual-em-grupo-de-macacos-prego/


(4) O experimento foi feito como parte da pesquisa de mestrado de Henrique Rufo, doutorando no Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

--------------



Comportamento homossexual flagrado entre macacos-pregos em um parque de São Paulo Comportamento homossexual flagrado entre macacos-pregos em um parque de São Paulo Reviewed by Saber Atualizado on setembro 27, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]