Últimas Notícias

[5]

Ideologia política está fortemente enraizada no cérebro, conclui estudo

 

Em um robusto estudo publicado no periódico PNAS Nexus (1), pesquisadores analisaram o cérebro de 174 adultos saudáveis (18-40 anos de idade) nos EUA a partir de dados gerados por imagem de ressonância magnética funcional (fMRI) e tarefas mentais, e com o auxílio de inteligência artificial associada a um supercomputador (Ohio Supercomputer Center). As análises conseguiram encontrar uma consistente assinatura neurobiológica ligada à ideologia política dos participantes, a qual predizia com alta acuracidade se um indivíduo era mais liberal ou mais conservador. 


- Continua após o anúncio -


No total, foram oito tarefas mentais investigadas, e todas geraram respostas neurais que eram preditivas da ideologia política dos participantes. E mesmo quando os participantes eram requisitados de não pensar em nada, um distinto padrão de atividade neural era identificado associado a uma ideologia liberal ou conservadora. Ativações da amígdala, giro inferior frontal e hipocampo mostraram ser as mais associadas com afiliação política. 


Entre as tarefas, três mostraram estar fortemente ligadas às ideologias políticas. Uma era uma tarefa de empatia, onde os participantes eram mostrados fotos emocionais de pessoas com rostos neutros, felizes e amedrontados. A outra era uma tarefa examinando memória episódica, e a terceira era uma tarefa onde participantes podiam ganhar ou perder dinheiro baseado em quão rápido apertavam um botão. Essa última tarefa envolvendo recompensa monetária era também a única que gerava um padrão de atividade neural registrado pelo fMRI que previa extremismo político (muito conservadores ou muito liberais); a tarefa de empatia estava significativamente associada com ideologia moderada.


Os resultados do estudo suportaram que a ideologia política de uma pessoa está fortemente incrustada no cérebro, com raízes biológicas e neurológicas muito mais profundas do que antes pensado. Porém, os pesquisadores não sabem se essa assinatura neurobiológica é uma causa (fatores determinísticos) ou uma consequência (neuroplasticidade ligada ao aprendizado ou escolhas ao longo da vida). Será que uma pessoa naturalmente tende a ser mais liberal ou mais conservadora? Mais estudos nesse sentido são necessários para esclarecer a questão.


REFERÊNCIA

Ideologia política está fortemente enraizada no cérebro, conclui estudo Ideologia política está fortemente enraizada no cérebro, conclui estudo Reviewed by Saber Atualizado on agosto 13, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]