Últimas Notícias

[5]

Cientistas revelam o mais antigo ornamento pontuado modificado por humanos

 

[Originalmente publicado em dezembro de 2021] Em um estudo publicado no periódico Scientific Reports (Ref.1), cientistas reportaram o que eles alegam ser o mais antigo ornamento humano-modificado pontuado até o momento conhecido na Eurásia. Encontrado na Caverna de Stajnia, Polônia, junto com outras ferramentas ainda mais antigas, o pingente - com 4,5 cm de comprimento - traz características únicas de estilo e foi datado diretamente com radiocarbono em 41,5 mil anos. O pingente está associado com uma profunda expansão dos humanos modernos (Homo sapiens) na Ásia e na Europa.


Ainda é incerto o motivo para as dezenas de marcas pontuadas no pingente. Os pesquisadores sugerem que essas marcas podem representar um sistema de contagem, observações lunares ou um modo de registrar mortes (inimigos vencidos ou mesmo caça de animais). Características de desgaste da peça indicam que o pingente foi bastante usado. A matéria-prima para a manufatura do pingente corresponde ao marfim de um mamute.


A identificação e datação de antigos objetos decorativos é importante no registro arqueológico para a reconstrução do pensamento abstrato (incluindo arte e provavelmente linguagem) no gênero Homo. Na Europa, a mais antiga evidência conhecida de ornamento corporal é datado em ~46 mil anos, no Paleolítico Superior, e consiste de vários dentes de carnívoros perfurados e transformados em pingentes. Existem também vários objetos decorativos associados aos Neandertais (Homo neanderthalensis) no continente Europeu (!).


> Em (B), um perfurador usado para fazer os buracos típicos do pingente em questão, com 7 cm de comprimento, encontrado também na Caverna de Stajnia datado em 42 mil anos no mesmo estudo. A ferramenta foi feita a partir do osso de um cavalo.

Cientistas revelam o mais antigo ornamento pontuado modificado por humanos Cientistas revelam o mais antigo ornamento pontuado modificado por humanos Reviewed by Saber Atualizado on julho 02, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]