Últimas Notícias

[5]

Humano de 5 mil anos atrás infectado com a bactéria da Peste

 

Em um estudo publicado no periódico Cell Reports (1), pesquisadores revelaram a mais antiga cepa conhecida da bactéria Yersinia pestis, responsável pela Peste (incluindo peste bubônica). A cepa foi identificada através de análise genética dos vestígios ósseos e dentários de um humano moderno (Homo sapiens) de ~5 mil anos atrás, e, segundo os pesquisadores, essa antiga linhagem provavelmente era menos contagiosa e menos letal do que as linhagens observadas no período Medieval - onde a Peste Negra chegou a eliminar 35-60% da população na Europa (2).


(2) Leitura recomendadaMédicos da peste realmente existiram?


O caçador-coletor infectado pela bactéria - chamado de 'RV 2039' - possuía de 20 a 30 anos de idade quando morreu, e foi primeiro escavado no início do século XIX em uma região da atual Letônia (país Europeu situado no Mar Báltico) junto com o esqueleto de um segundo indivíduo. Os ossos descobertos foram perdidos ao longo das décadas subsequentes e redescobertos em 2011. Da região de escavação, foram também descobertos mais dois esqueletos da mesma época.


- Continua após o anúncio -


No estudo, os pesquisadores analisaram os ossos e dentes dos quatro espécimes, extraindo moléculas de DNA associadas a cada indivíduo e testando os genomas para patógenos bacterianos e virais. No espécime RV 2039, eles identificaram a mais antiga cepa da bactéria Y. pestis já descrita, provavelmente parte de uma linhagem que emergiu há cerca de 7 mil anos, no início do Neolítico e apenas poucos séculos após a Y. pestis divergir evolutivamente da espécie Y. pseudotuberculosis. Em outras palavras, os pesquisadores quase chegaram à origem de um dos mais infames patógenos da história humana.


A natureza menos virulenta e contagiosa dessa cepa - sugerida pelas análises genômicas e filogenéticas - enfraquece a hipótese de que grandes declínios populacionais na Europa Ocidental no final da Era Neolítica foram causados por pragas pré-históricas da Y.pestis.


> Na região específica onde os esqueletos pré-históricos foram encontrados (Riņņukalns), os pesquisadores encontraram muitos registros ósseos de castores (Castor fiber), os quais são comuns portadores da bactéria Y. pseudotuberculosis. É provável que esses roedores podem ter sido os responsáveis por transmitirem a antiga cepa de Y. pestis para os humanos investigados.


REFERÊNCIA

Humano de 5 mil anos atrás infectado com a bactéria da Peste Humano de 5 mil anos atrás infectado com a bactéria da Peste Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 22, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]