Últimas Notícias

[5]

Barbas podem ter evoluído no sentido de tornar o homem mais resistente a socos na cara


Todos os anos, o IgNobel, em contraponto com o famoso Prêmio Nobel, premia desde 1991 estudos que "primeiro fazem as pessoas rirem e, depois, as fazem pensar". Ou seja, a celebração de experimentos, descobertas e estudos inusitados nas áreas de ciências, medicina, finanças, tecnologia e outras. Enquanto alguns resultados desses estranhos estudos podem ter mais valor de curiosidade do que prático - pelo menos em certa perspectiva, já que todo conhecimento científico é útil em algum ponto -, outros podem ter mais notáveis implicações (!). O prêmio foi criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável).


(!Leitura recomendadaFaz mal estalar os dedos?


Este ano, um dos estudos premiados foi publicado em 2020 no periódico Integrative Organismal Biology (Ref.2), trazendo uma interessante análise sobre um dos possíveis fatores evolutivos que podem ter favorecido a presença de barba nos homens (sexo masculino). 


- Continua após o anúncio -


Como em outras espécies de primatas superiores (chimpanzés, gorilas, orangotangos), os machos da nossa espécie (Homo sapiens) perpetram a maior parte da violência e a maioria desses atos de agressão são direcionados para outros machos. Quando os humanos lutam mão-a-mão, o rosto é geralmente o alvo primário. Consequentemente, não é uma surpresa que os humanos machos sofrem substancialmente mais lesões no rosto devido a violência interpessoal do que as fêmeas humanas. Estudos epidemiológicos indicam que os homens sofrem 68-92% mais lesões no rosto provocadas por socos do que as mulheres.


Nesse caminho, considerando que o dimorfismo sexual é frequentemente maior naqueles fenótipos que melhoram a capacidade dos machos de dominar outros machos, temos, de fato, grandes diferenças sexuais nos ossos faciais entre os sexos feminino e masculino tanto nos humanos modernos quanto em outros homininis arcaicos, partes anatômicas as quais sofrem as maiores taxas de fraturas provocadas por brigas. Da perspectiva da seleção sexual, é razoável suspeitar, portanto, que essas características faciais dismórficas emergiram como resultado da competição intraespecífica entre machos, agindo para proteger o rosto de danos críticos. Além de estruturas músculo-esqueléticas, uma característica macho-específico dos humanos é a presença de barba.


Entre nossos mais próximos parentes evolutivos, os primatas Africanos não-humanos, pelagem facial é igualmente proeminente em machos e em fêmeas. Relativo a esses primatas, as fêmeas humanas possuem uma dramática redução na pelagem facial, enquanto que os machos humanos, a partir da puberdade, geralmente desenvolvem uma densa e espessa pelagem que cobre a frente do maxilar superior (bigode), a parte anterior do pescoço e o maxilar inferior. Assim como é verdade para características esqueléticas masculinas, homens com barbas cheias tendem a ser percebidos como mais masculinos, socialmente dominantes, mais experientes (!) e associados com um comportamento agressivo em comparação com homens de barba feita, reduzida ou ausente.


(!) Leitura recomendada: Ter uma barba pode aumentar substancialmente suas chances de venda ou de prestação de serviços


Alguns autores têm sugerido que essas características são devido ao realce que as barbas proporcionam no tamanho e na aparência de regiões sexualmente dismórficas no rosto - mais notavelmente os maxilares superior e inferior. Já outros têm proposto que a barba na verdade serve para proteger a garganta e o maxilar durante brigas. Nesse último ponto, a juba dos leões machos podem oferecer uma interessante analogia.


Assim como humanos, jubas de leões (Panthera leo) são específicas de machos. Os densos e muito espessos fios de pelo dessas jubas podem fornecer proteção contra os dentes de outro macho atacante ou pode tornar a cabeça, pescoço e peito mais difíceis de serem agarrados com as garras dos membros dianteiros, ajudando a prevenir danos de efetivas e poderosas mordidas. De fato, o próprio Charles Darwin (1871) propôs essa função de proteção para justificar a evolução de "cabeleira" em leões, lince-do-Canadá (Lynx canadensis), babuínos (Papio), leões-marinhos (Otariinae), bisões (Bison) e no cervo-Canadense (Cervus canadensis). Porém, no caso dos humanos, Darwin sugeriu que barba evoluiu como um "ornamento" favorecido pelas fêmeas, sem um real propósito funcional.


De qualquer forma, a proposta de que as barbas humanas podem fornecer proteção em lutas é consistente com as observações de que (i) o maxilar inferior, o qual é superficialmente coberto pela barba, é um dos ossos faciais mais comumente fraturados durante violência interpessoal, e (ii) uma fratura no maxilar inferior, antes da existência dos métodos cirúrgicos modernos, provavelmente representava um grave dano. Humanos pré-históricos e antigos com um maxilar quebrado dificilmente duravam muito tempo.


- Continua após o anúncio -


No estudo premiado com o IgNobel 2021, pesquisadores resolveram testar a assim chamada "Hipótese do Pugilista", conduzindo uma série de experimentos biomecânicos para avaliar o nível de proteção conferido pelas barbas. Para isso, eles cobriram um material compósito feito com fibra epóxi - similar à estrutura e características mecânicas de ossos humanos - com lã de ovelha (análogo de uma barba humana cheia), criando amostras representando um rosto humano coberto com barba. Amostras feitas apenas com o material compósito simularam um rosto sem barba. Em seguida, diferentes impactos-pesos foram aplicados sobre as amostras simulando socos de diferentes intensidades atingindo o maxilar inferior humano. Os resultados mostraram que a "barba cheia" absorvia 37% mais energia do que amostras sem proteção capilar e que os "ossos maxilares" resistiram 16% mais ao impacto de forças antes de quebrar.



Enquanto que os resultados do estudo são consistentes com a Hipótese do Pugilista, os pesquisadores também realçaram que o papel protetor da barba contra impactos de socos sobre ossos e pele pode não ser válido em todos os casos. Pelagem facial humana varia dramaticamente entre populações: enquanto indivíduos do Oriente Médio e do Norte Europeu são capazes de crescer grosas e densas barbas, pessoas no Leste Asiático e de ancestralidade América-Indiana possuem pelos faciais pouco aparentes. 


É incerto o porquê da pelagem facial humana variar tanto entre grupos étnicos e geográficos. Como as mulheres não desenvolvem barbas, é provável que a presença de robusta cobertura de pelos faciais em humanos esteja associada a efeitos deletérios. Nesse contexto, se, por exemplo, não exista alta taxa de brigas interpessoais em uma população ao longo de muito tempo - pelo menos não na forma de brigas corporais diretas com socos - a pressão seletiva contra a manutenção da barba pode prevalecer durante o percurso evolutivo. Pode ser que a barba reduza a eficiência da termorregulação ou mesmo reduza a eficiência de síntese de vitamina D ao expor menos pele à radiação solar (!).


(!) Leitura recomendadaCor da pele, Vitamina D, Ácido Fólico e Evolução


De qualquer forma, várias características músculo-esqueléticas humanas são dismórficas e associadas diretamente com agressividade e violência. Diferenças sexo-baseadas de força muscular, velocidade de ação, massa muscular, robustez óssea e formato facial são fortes indicativos de seleção natural no sentido de promover melhor performance em conflitos diretos entre machos. Além disso, postura bípede e proporção das mãos humanas sugerem processos evolutivos favorecendo luta com os punhos. A barba pode ser mais um traço fenotípico que evoluiu em parte como resposta à porradaria.


REFERÊNCIAS

  1. https://attheu.utah.edu/facultystaff/ig-nobel-beard/ 
  2. Carrier et al. (2020). Impact Protection Potential of Mammalian Hair: Testing the Pugilism Hypothesis for the Evolution of Human Facial Hair, Integrative Organismal Biology, Volume 2, Issue 1, 2020, obaa005. https://doi.org/10.1093/iob/obaa005


Barbas podem ter evoluído no sentido de tornar o homem mais resistente a socos na cara Barbas podem ter evoluído no sentido de tornar o homem mais resistente a socos na cara Reviewed by Saber Atualizado on setembro 10, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]