Últimas Notícias

[5]

Fósseis de nove Neandertais foram descobertos em uma caverna na Itália

 
Segundo anúncio do Ministério da Cultura Italiana, arqueólogos revelaram vestígios de ossos fossilizados pertencentes a nove Neandertais (Homo neanderthalensis) na Caverna de Guattari, na cidade costeira de San Felice Circeo, Itália. Oito dos vestígios fósseis foram datados entre 50 mil e 68 mil anos atrás, enquanto o mais antigo pode datar de 90-100 mil anos atrás. Os fósseis englobam sete adultos do sexo masculino, uma adulta do sexo feminino e uma criança do sexo masculino. Com base nas evidências ósseas, e outras pistas paleontológicas, Mario Rolfo, professor de arqueologia na Universidade de Tor Vergata, disse em coletiva de imprensa (Ref.1) que a maioria desses Neandertais foram mortos por hienas e arrastados de volta para a caverna como alimento. Existe também a possibilidade das hienas terem se alimentado dos Neandertais após estes terem morrido por outras causas. 


- Continua após o anúncio -


Hienas (carnívoros da família Viverravidae) emergiram na Eurásia há cerca de 25 milhões de anos, no final do Oligoceno - atingindo um pico de diversidade durante o Mioceno Tardio há cerca de 7-8 milhões de anos -, e persistiram na Europa até o fim da Era do Gelo (Ref.2-3). Antes com ampla distribuição na Ásia, África, América do Norte e Europa, ocupando vários nichos ecológicos, hoje só existem quatro espécies na África e uma no Oriente Médio. 


A hiena-das-cavernas (uma subespécie extinta do gênero Crocuta) ocupou grande parte da Eurásia, persistindo até o final do Pleistoceno (4-5). Robusta e com poderosa mordida capaz de triturar ossos, alcançava uma massa estimada de 102 kg, e caçava grandes mamíferos, incluindo humanos.


Junto aos ossos fossilizados de Neandertais, existiam vestígios fósseis de hienas, elefantes, rinocerontes e mesmo de Urus (ancestral do gado doméstico), todos hoje extintos na Europa.


Nunca antes tinha sido descoberto tantos fósseis de Neandertais, e análises mais detalhadas dos achados irão fornecer importantes informações sobre essa espécie, a mais próxima em termos evolucionários dos humanos modernos (Homo sapiens).


> Neandertais persistiram na Europa por cerca de 260 mil anos até cerca de 40 mil anos atrás. A causa específica da extinção da espécie ainda é muito debatida, mas provavelmente envolveu competição com humanos modernos em alguma extensão. Para quem quiser mais informações sobre essa espécie, acesse: Neandertais, arte e linguagem

 

REFERÊNCIAS

  1. https://www.nytimes.com/2021/05/08/world/europe/italy-neanderthal-fossils-guattari-cave.html
  2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24320717/
  3. https://royalsocietypublishing.org/doi/abs/10.1098/rspb.2020.2934
  4. http://www.fedoa.unina.it/1935/1/Meloro_Scienze_Terra.pdf
  5. http://www.u.arizona.edu/~mstiner/pdf/Stiner2004a.pdf

Fósseis de nove Neandertais foram descobertos em uma caverna na Itália Fósseis de nove Neandertais foram descobertos em uma caverna na Itália Reviewed by Saber Atualizado on junho 03, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]