Últimas Notícias

[5]

Os lendários Lobos-Terríveis não eram lobos


O lendário lobo pré-histórico (ou lobo-terrível) foi um grande mamífero predador que habitou a América do Norte de 250 mil até 13 mil anos atrás, entrando em extinção no final da última Era do Gelo junto com os mamutes e tigres-dentes-de-sabre. Com dimensões corporais cerca de 20% maiores do que aquelas dos atuais lobos-cinzentos (Canis lupus), por muito tempo acreditou-se que esses canídeos pertenciam ao mesmo gênero (Canis). De fato, até o momento o lobo-terrível era classificado (espécie) como Canis dirus


- Continua após o anúncio -


Em um estudo publicado recentemente no periódico Nature (1), pesquisadores refutaram essa classificação, e trouxeram sólidas evidências que o lobo-terrível pertencia a uma linhagem de canídeos bem distinta dos lobos e outros canídeos hoje vivos. 


Para essa conclusão, foram investigadas dezenas de fósseis dessa espécie preservados em diferentes museus e universidades, onde foram recuperados cerca de 25% do DNA nuclear e o DNA mitocondrial completo de cinco espécimes, estes os quais eram datados de 50 mil até mais de 50 mil anos atrás. A análise dos genomas coletados revelou uma nova família de canídeos e a confirmação de que os lobos-terríveis ocupavam uma linhagem única, separada do lobo-cinzento em cerca de 5,7 milhões de anos. Ou seja, de lobo não tinham praticamente nada, apenas um distante ancestral comum.


Além disso, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de fluxo genético entre lobos-cinzentos ou coiotes na América do Norte com os lobos-terríveis - mesmo sendo comum hibridização entre canídeos -, sugerindo que esses últimos evoluíram em isolamento a partir de ancestrais do Pleistoceno dessas espécies.


Os achados suportam um novo gênero e espécie para o lobo-terrível: Aenocyon dirus, uma classificação proposta originalmente em 1918.


CURIOSIDADE: O lobo-terrível é representado na série de livros Crônicas de Gelo e Fogo (que basearam a série televisiva Game of Thrones), como os lobos gigantes da família Stark.


(1) Publicação do estudohttps://www.nature.com/articles/s41586-020-03082-x


Os lendários Lobos-Terríveis não eram lobos Os lendários Lobos-Terríveis não eram lobos Reviewed by Saber Atualizado on maio 19, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]