Últimas Notícias

[5]

Amazônia 1: Satélite 100% Brasileiro

 
O Amazônia 1 é o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, desenvolvido por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O satélite foi lançado no dia 28 de fevereiro de 2021 (às 1h54m), no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia, junto com os satélites Norte-Americanos Nanoconnect-2 e SpaceBee (12) e o satélite Indiano Sindhu Netra.


- Continua após o anúncio -


O equipamento é o terceiro a formar o sistema Deter e vai auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Com 4 metros de comprimento e 640 kg, o Amazônia 1 vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul (órbita síncrona) - demorando 100 minutos para dar uma volta completa na Terra (14 voltas/dia) - e vai capturar imagens em alta resolução.


O satélite irá gerar imagens do planeta a cada 5 dias, gerando uma significativa quantidade de dados de um mesmo ponto do planeta, aumentando a probabilidade de captura de imagens úteis frente à cobertura de nuvens (importante para alertas de desmatamento na Amazônia). Para isso, possui um imageador óptico de visada larga (câmera com 3 bandas de frequências no espectro visível e 1 banda próxima do infravermelho capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km com 60 metros de resolução.


O projeto começou há oito anos, na sede do Inpe, e teve um investimento de R$ 400 milhões e envolvimento de diversos pesquisadores. Infelizmente, pouco antes do lançamento, o Inpe suspendeu as bolsas de 107 pesquisadores no instituto por falta de verba, as quais também mantêm os pesquisadores em atividade de trabalho. a Agência Espacial Brasileira (AEB) teve de intervir e custear as bolsas, e o Ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicação, Marcos Pontes, afirmou que a verba será remanejada e as bolsas mantidas, mas sem dar mais detalhes.


REFERÊNCIAS

Amazônia 1: Satélite 100% Brasileiro Amazônia 1: Satélite 100% Brasileiro Reviewed by Saber Atualizado on maio 19, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]