Últimas Notícias

[5]

Vídeo de 40 segundos mostra a dinâmica tectônica da Terra no último bilhão de anos


Esta semana, um time internacional de geocientistas liberaram um vídeo que mostra pela primeira vez o movimento ininterrupto das placas tectônicas da Terra ao longo do último bilhão de anos. Os resultados do trabalho - publicados no periódico Earth-Science Reviews (1) - mostram, por exemplo, que o continente da Antártica já esteve posicionado no equador do planeta.


- Continua após o anúncio -


As placas tectônicas representam uma teoria unificada da geologia moderna, conectando explicitamente a evolução e os processos que ligam o manto, a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera terrestres. Forças tectônicas controlam as taxas de elevação e de erosão onde os continentes colidem ou se separam, e modulam o fluxo de energia entre os oceanos, litosfera e manto à medida que as configurações continentais evoluem (2). Apesar do movimento ser muito lento em relação à escala de vida humana (<1,5 cm/ano), ao longo de eras geológicas a movimentação dessas placas mudam drasticamente a configuração geológica do planeta.


(2) Leitura recomendada e complementar: Depois da Pangeia, cientistas preveem o próximo supercontinente: Amásia


A evolução das configurações das placas tectônicas também determinam como as espécies são distribuídas, possibilitam massiva promoção ou interrupção de fluxos genéticos (durante a junção ou separação de continentes), e interferem nas taxas do fluxo químico (ex.: ciclos profundos do carbono e da água) entre a superfície da Terra e o interior do planeta. Evidências sugerem que os processos associados às placas tectônicas tomaram controle dominante sobre a paleogeografia da Terra desde pelo menos 3,2 bilhões de anos atrás.


O novo estudo reuniu dados de trabalhos geológicos realizados na última década no mundo inteiro - especialmente dados paleomagnéticos - para reconstruir as mudanças de configuração das placas tectônicas no último bilhão de anos, incluindo a formação pré-formação e quebra de megacontinentes (ex.: Pangeia, formada no final do Paleozoico, há ~250 milhões de anos) e um modelo aperfeiçoado e revisado para o Neoproterozoico-Cambriano (1000-520 milhões de anos atrás) e para a pré-formação do supercontinente Gondwana. 


            


Como realçado pelos autores do estudo, o trabalho não é conclusivo, e está aberto para novas interpretações e inclusão de novos resultados. De qualquer forma, representa um importante passo para o melhor entendimento da evolução geológica do nosso planeta.


(1) Publicação do estudo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0012825220305237

Vídeo de 40 segundos mostra a dinâmica tectônica da Terra no último bilhão de anos Vídeo de 40 segundos mostra a dinâmica tectônica da Terra no último bilhão de anos Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 10, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]