Últimas Notícias

[5]

Porcos são capazes de jogar videogame

 

Em um estudo publicado no periódico Frontiers in Psychology (1), pesquisadores testaram a habilidade de quatro porcos (gênero Sus) em jogar um videogame simples com o intermédio de um joystick (controle de movimentos). Os resultados dos experimentos mostraram que cada um dos animais testados demonstraram significativo entendimento conceitual apesar da destreza limitada a tarefas normalmente dadas a primatas não-humanos para a avaliação de inteligência. Em outras palavras, porcos parecem possuir um notável nível de flexibilidade comportamental e mental.


- Continua após o anúncio -


Processos cognitivos, como memória, atenção e conceitualização permitem que animais demonstrem comportamento adaptativo em ambientes dinâmicos e complexos. Apesar de estudos nesse campo terem historicamente focado em animais típicos de laboratório, como ratos, pombos e primatas não-humanos, nas últimas duas décadas animais domésticos e de criação têm sido também alvos de investigações sobre a capacidade de aprendizado complexo. Em específico, estudos visando porcos (Sus) têm mostrado que esses animais são capazes de resolver problemas de múltiplas escolhas, possuem capacidade para o aprendizado espacial, capacidade para discriminação (verbal e visual) e aprendizado reverso. Coletivamente, esses resultados fornecem evidência de que os porcos podem aprender complexas novas tarefas. Além disso, mais recentemente, foi demonstrado que os porcos são capazes de usar ferramentas (2).


(2) Para mais informações (incluindo vídeo), acesse: Porcos flagrados em vídeo pela primeira vez usando ferramentas


Tarefas computadorizadas videogame-baseadas têm fornecido meios inovadores de investigação da cognição animal em diferentes espécies. Videogames permitem o controle dos exatos parâmetros temporais e espaciais às respostas de um animal, além de um amplo espectro de flexibilidade a estímulos. Duas características são requeridas para se completar com sucesso uma tarefa videogame-baseada. Primeiro, o animal precisa ter habilidades motoras suficientes para ser capaz de manipular um controle. Segundo, o animal precisa ter a habilidade cognitiva para aprender que os movimentos no controle controlam os movimentos do cursor na tela, e que a colisão entre cursor e alvo é seguida por uma recompensa.


- Continua após o anúncio -


No novo estudo, os pesquisadores testaram quatro porcos - dois micro-porcos Panepintos e dois porcos de Yorkshire (Sus scrofa) - em um jogo de videogame. Todos os quatro porcos foram treinados para o uso e manipulação do controle de um videogame com seus focinhos, em frente ao monitor de um computador, durante a primeira fase do experimento. Eles foram ensinados a como jogar um videogame no qual o objetivo era mover um cursor usando o controle no sentido de quatro paredes na tela.


Os resultados do experimento prático mostraram que os porcos tiveram uma performance bem acima de pura chance, indicando que esses animais entenderam que o movimento do controle estava conectado ao cursor sobre a tela do computador. Isso é ainda mais notável considerando que esses animais não possuem polegar opositor e possuem limitada visão.


Como recompensa, os pesquisadores utilizaram alimento para ensinar e reforçar comportamentos, mas também encontraram que o contato social podia fortemente influenciar a persistência dos porcos na tarefa. Por exemplo, quando a máquina liberando alimentos falhou em seu funcionamento, os porcos continuaram realizando a tarefa com sucesso usando apenas pistas verbais e táteis. E apenas encorajamento verbal mostrou ser suficiente para ajudar os animais durante as tarefas mais desafiadoras.


Enquanto que os porcos não conseguiram alcançar o mesmo nível de habilidade de primatas não-humanos nas tarefas de videogame e falharam nos critérios usados em primatas para demonstrar completo domínio do conceito trabalhado, os pesquisadores lembraram que essa performance limitada pode ser explicada em parte pela natureza do experimento, o qual é planejado para mamíferos com alta habilidade manual e muito dependentes da visão. Futuros estudos estão sendo planejados adereçando essas limitações.


(1) Publicação do estudo: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.631755/full

Porcos são capazes de jogar videogame Porcos são capazes de jogar videogame Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 17, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]