Últimas Notícias

[5]

Porcos flagrados em vídeo pela primeira vez usando ferramentas


Em um estudo publicado recentemente no periódico Mammalian Biology (1), pesquisadores reportaram pela primeira vez o uso de ferramentas por porcos (família Suidae). No caso, a espécie suína Sus cebifrons estava usando pedaços de madeira ou gravetos como uma pá para retirar terra ao redor dos seus ninhos. Os pesquisadores filmaram vários dos porcos em cativeiro enquanto esses animais estavam preparando seus ninhos para os futuros filhotes no verão, e acabaram flagrando os suínos usando ferramentas 11 vezes ao longo de 2 anos. Durante o acompanhamento, os pesquisadores também deixaram na área de cativeiro algumas espátulas, no caso dos porcos preferirem algo mais fácil de segurar e manipular. Pela maior parte do tempo, os porcos preferiram as ferramentas naturais, como gravetos e pedaços de madeira, ignorando as espátulas.

- Continua após o anúncio -



O uso de ferramentas pode ser definido como "a exerção de controle sobre um objeto externo manipulável (a ferramenta) com o objetivo de (I) alterar as propriedades físicas de outro objeto, substância, superfície ou meio via interação mecânica dinâmica, ou (II) a mediação do fluxo de informação. O estudo teve início a partir de uma observação acidental desse comportamento por um dos seus autores, na região de Ménagerie, em Paris, em outubro de 2016. No caso, o pesquisador tinha observado uma fêmea usando um pedaço de madeira de 10 cm x 40 cm para cavar o solo, com movimentos energéticos e rápidos, e com movimentos repetidos de seis ou oito vezes. No vídeo abaixo, o flagra em Paris é mostrado, junto com algumas das gravações do novo estudo.


           

No total, foram três indivíduos observados no cativeiro - montado especificamente para o novo estudo - usando pedaços de madeira ou gravetos para cavar. Dois indivíduos, fêmeas adultas, usavam ambas as ferramentas com movimentos circulares, durante o estágio final de construção dos ninhos. O terceiro indivíduo, um macho adulto, tentou usar um graveto para cavar. A manipulação desses objetos foi observada também em outros contextos, mas não para cavar. As observações sustentam a hipótese que o uso testemunhado desses objetos como ferramenta para cavar pode ter sido socialmente aprendido através de transmissão vertical (mãe-para-filha) assim como transmissão horizontal (fêmea-para-macho).

Quando os pedaços de madeira e de galho eram usados pelas fêmeas, essas alteravam esses objetos para otimizar a função de cavar, e tinham um uso específico em relação à sequência de construção dos ninhos. Nesse sentido, pode ser que a ferramenta não tenha a finalidade restrita de melhorar a escavação do solo (algo que pode ser feito eficientemente com o focinho), mas também para sinalizar, via um comportamento ritualístico, o alcance de um ponto específico da sequência da construção de ninho, talvez com o intuito de otimizar a coordenação de construção desses ninhos entre os porcos (mediação do fluxo de informação).

- Continua após o anúncio -



As espécies da família Suidae são considerados animais inteligentes - em particular os porcos domésticos (Sus domesticus) - e possuem várias características cognitivas e comportamentais associadas com o uso de ferramenta, então era estranho tal comportamento não ter sido ainda visto entre esses animais, segundo os pesquisadores.

O S. cebifrons é uma espécie nativa das Filipinas, e está criticamente ameaçada de extinção.


(1) Publicação do estudo: Mammalian Biology

Porcos flagrados em vídeo pela primeira vez usando ferramentas Porcos flagrados em vídeo pela primeira vez usando ferramentas Reviewed by Saber Atualizado on outubro 15, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]