Últimas Notícias

[5]

Consumo moderado de manga Ataulfo mostrou diminuir rugas faciais em mulheres


Em um estudo clínico randomizado piloto publicado recentemente no periódico Nutrients (1), pesquisadores encontraram que o consumo moderado de manga Ataulfo reduziu significativamente as rugas faciais em mulheres na pós-menopausa. Porém, um consumo alto mostrou ter o efeito reverso, por motivos ainda não muito bem esclarecidos. 


- Continua após o anúncio -


O envelhecimento da pele é geralmente classificado como intrínseco e extrínseco. Envelhecimento intrínseco inclui fatores genéticos que influenciam a pigmentação da pele, composição e espessura da pele, e composição hormonal. Já o processo extrínseco leva ao envelhecimento prematuro da pele e inclui fatores ambientais e de estilo de vida como fumo, temperatura, umidade e radiação ultravioleta (UV). O foto-envelhecimento envolve mudanças na pele induzidas por repetida exposição à radiação UV e é mais frequentemente visto como a forma primária do envelhecimento extrínseco. Rugas são um resultado comum desses fatores.


Vários fatores associados à dieta podem modular a saúde da pele. Por exemplo, o consumo de extratos de repolho ricos em carotenoides por humanos já mostrou reduzir a formação de radicais, prevenir a degradação do colágeno I, e melhorar a matriz extracelular, enquanto a suplementação com carotenoides junto com vitamina C têm sido reportado de reduzir rugas e melhorar a hidratação da pele. Consumo de tomates ricos em licopeno e de luteína tem sido observado de fornecer proteção contra danos da radiação UV a nível molecular. Betacaroteno e outros carotenoides podem fornecer fotoproteção contra reações químicas na pele induzidas pelo UV. Além disso, betacaroteno também pode ser convertido em vitamina A no fígado. Tanto a vitamina A quanto o ácido ascórbico (presente principalmente em frutas cítricas) possuem efeitos benéficos para a pele, especialmente proteção contra o UV e espécies reativas oxigenadas.


----------

> Importante lembrar que o consumo excessivo de antioxidantes (ex.: vitamina C) pode ser bastante deletério para o corpo. Evite suplementação com multivitamínicos; melhore a dieta. Para mais informações, acesse: O que é o Paradoxo dos Antioxidantes?

-----------

 

Mangas (Mangifera indica) podem ser de particular interesse ao fornecerem compostos que beneficiam a pele, particularmente as mangas Ataulfo (cultivar do México também conhecido como manga jovem, bebê, amarelo, mel, Adolfo ou Champagne), estas as quais possuem um robusto perfil de carotenoides (principalmente betacaroteno), junto com ácidos fenólicos (ácidos gálico, clorogênico, protocatéquico e vanílico como principais). Mangas também contêm mangiferina, uma xantose reportada de possuir propriedades anti-inflamatórias e de proteção contra o UV.  


- Continua após o anúncio -


Nesse sentido, no novo estudo, pesquisadores dividiram um grupo de mulheres com idade mais avançada em dois subgrupos: um consumindo uma quantidade moderada de manga Ataulfo e o outro consumindo uma quantidade alta dessa fruta. Os resultados mostraram que o consumo de manga Ataulfo reduziu significativamente as rugas faciais em mulheres. Mulheres na pós-menopausa que comeram 85 gramas por dia dessa manga quatro vezes por semana observaram uma diminuição de 23% nas rugas profundas após dois meses e uma diminuição de 20% após 4 meses. Porém, se uma quantidade "excessiva" de manga era consumida (250 g/dia), um aumento na quantidade de rugas era observado. O estudo envolveu 28 mulheres saudáveis com peles tipo II e III (classificação Fitzpatrick) - peles mais claras -, e a avaliação das rugas foi feita usando um sistema de câmera de alta resolução.


O mecanismo por trás do efeito deletério e inesperado do consumo alto de manga Ataulfo ainda é incerto, mas pode estar associado com o maior consumo de açúcares associados ao alimento. Porém, apesar desse efeito colateral, o consumo alto dessa manga reduziu significativamente (7,4%) o colesterol total na corrente sanguínea - incluindo também uma redução no LDL-colesterol - e a pressão sanguínea (4%). Esses efeitos positivos na saúde cardiovascular podem estar associados à abundante quantidade de esteróis e de betacaroteno presentes nessa fruta - vitamina A, por exemplo, atua de forma importante para melhorar o perfil lipídico do sangue, reduzindo o "mau" colesterol (LDL).


(1) Publicação do estudo: https://www.mdpi.com/2072-6643/12/11/3381

Consumo moderado de manga Ataulfo mostrou diminuir rugas faciais em mulheres Consumo moderado de manga Ataulfo mostrou diminuir rugas faciais em mulheres Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 11, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]