Últimas Notícias

[5]

Vacina CoronaVac é segura e induz forte resposta imune contra o novo coronavírus


Um estudo publicado hoje no periódico The Lancet Infectious Diseases (1) reportou que a vacina CoronaVac - desenvolvida pela empresa Chinesa de biotecnologia Sinovac Life Sciences, Pequim, China, - é segura e eficaz na produção de anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), patógeno responsável pela doença sistêmica COVID-19. O reporte faz referência aos dados clínicos de Fases 1/2 gerados por um estudo duplo-cego, placebo-controlado, e randomizado, e englobando voluntários adultos de 18-59 anos não infectados pelo SARS-CoV-2. Atualmente, a vacina CoronaVac está em teste clínico de Fase 3 no Brasil (São Paulo) - em parceria de teste e de desenvolvimento com o o Instituto Butantan -, Indonésia e Turquia. 


- Continua após o anúncio -


A vacina CoronaVac é uma vacina contra a COVID-19 baseada em partículas virais inativadas produzidas com o auxílio de células renais do macaco-verde-Africano (Chlorocebus aethiops) chamadas de 'células Vero'. Para a produção da vacina, as células Vero são inoculadas com partículas virais infecciosas do SARS-CoV-2 (cepa CN02), e, no final do período de incubação, os vírus são colhidos, inativados com o composto químico β-propiolactona (tornando-os incapazes de infectar o nosso corpo), concentrados, purificados e, finalmente, absorvidos em hidróxido de alumínio. O complexo de hidróxido de alumínio formado é então diluído em uma solução aquosa de cloreto de sódio fosfato-tamponada, antes de ser esterilizada e filtrada, onde fica pronta para a administração/injeção. Após a injeção no paciente, as partículas virais desativadas induzem a produção de anticorpos e células-T, deixando o corpo imunologicamente preparado para futuras infecções naturais com partículas virais infecciosas ("ativadas") do SARS-CoV-2.


A tecnologia de inativação de patógenos associados à doença alvo é a mais tradicional para a produção de vacinas, com mais de 100 anos de uso e conhecimento acumulado.


Para testar a CoronaVac em um estudo clínico de Fase 1, foram recrutados 144 participantes oriundos do município de Suining, na província de Jiangsu, China. Os participantes foram inicialmente divididos em dois grupos: o primeiro grupo recebeu uma dose da vacina no dia 0 e a outra dose no dia 14; no segundo grupo, a primeira dose foi aplicada no dia 0 e a outra no dia 28. Em cada um desses grupos, 36 participantes foram colocados em um Bloco 1 (baixa dose da CoronaVac [3 μg para cada 0,5 mL do diluente de hidróxido de alumínio por dose]) e 36 em um Bloco 2 (alta dose [6μg por 0,5 mL]). De forma randomizada, os pacientes ou receberam duas doses da vacina em cada bloco, ou duas doses de placebo (no caso, apenas a solução de hidróxido de alumínio sem partículas virais inativadas embebidas). 


Na Fase 2, foram recrutados 600 participantes entre os dias 3 e 5 de maio, seguindo os mesmos procedimentos de montagens dos grupos e de testagem das doses da Fase 1. O objetivo de ambas as fases era avaliar as reações adversas dentro de 28 dias após a injeção e os resultados imunogênicos (taxas de seroconversão de anticorpos neutralizantes) após a aplicação de cada dose.


- Continua após o anúncio -


Na Fase 1, os resultados mostraram uma taxa de seroconversão de anticorpos neutralizantes SARS-CoV-2-específicos de 83% no grupo de 3 μg, de 79% no grupo de 6 μg e de 4%¨no grupo de placebo após 28 dias (doses nos dias 0 e 28). Na Fase 2, taxa de seroconversão foi de 97% no grupo de 3 μg, 100% no grupo de 6 μg e 0% no grupo de placebo. Esses resultados indicaram que a vacina é eficaz em induzir anticorpos contra o SARS-CoV-2. A diferença de seroconversão entre as duas fases, segundo os autores do estudo, pode ser devido ao melhor processo de produção das doses para a Fase 2 - houve a adoção de um biorreator que possibilitou um mais preciso controle do crescimento celular  -, preservando melhor a proteína Spike (S) das partículas virais inativadas.


A maior parte das reações adversas reportadas foram leves, com os sintomas mais comuns sendo dor no local da injeção. Comparado com outras vacinas - como aquelas RNA-baseadas ou vetores modificados - a incidência de febre após a vacinação com a CoronaVac foi relativamente baixa. Reações adversas entre os grupos de 3 μg e de 6 μg foram similares e, considerando respostas imunes entre as duas doses também similares, os pesquisadores concluíram que a dose de 3 μg seria a melhor e mais segura para ser testada na Fase 3. A resposta imune com o calendário de 0/14 dias foi bem inferior ao calendário de 0/28 dias, suportando a adoção desse último para a administração das duas doses.


- Continua após o anúncio -


No geral, a vacina CoronaVac foi bem tolerada, mostrou-se bem segura e induziu resposta humoral (anticorpos) contra o SARS-CoV-2. De acordo com os autores, os resultados do estudo clínico de Fase 1/2 suportam o uso emergencial da vacina na China e os testes clínicos de Fase 3 já em curso, usando duas doses de 3 μg separadas por um intervalo de 28 dias.


O estudo clínico, apesar da alta qualidade (padrão ouro), teve limitações, em especial a inclusão apenas de participantes adultos mais jovens (excluindo os idosos, um dos principais grupos de risco), e a não determinação quantitativa das respostas de imunidade celular (células de memória T e B) - a qual provavelmente é crítica para a imunidade a longo prazo contra o SARS-CoV-2. Essas limitações podem ser melhor adereçadas com os resultados da Fase 3.


(1) Publicação do estudo: https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30843-4/fulltext

Vacina CoronaVac é segura e induz forte resposta imune contra o novo coronavírus Vacina CoronaVac é segura e induz forte resposta imune contra o novo coronavírus Reviewed by Saber Atualizado on novembro 17, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]