Últimas Notícias

[5]

Sem sulfeto de hidrogênio, você não respira bem


Um estudo publicado no periódico Communications Biology (1) reportou que o gás sulfeto de hidrogênio (H2S) - aquele compostos responsável pelo cheiro podre de ovos - é essencial para o padrão normal de respiração, e sua ausência em mamíferos causa séria desregulação respiratória. 


O H2S - apesar de ser tóxico - é produzido em pequenas quantidades no corpo de mamíferos através de uma enzima chamada de cistationina beta-sintase (CBS) e é um gás bioativo responsável por regular diferentes funções corporais ao mudar a eficiência de transmissão entre pré-sinapse e pós-sinapse dependendo das condições fisiológicas. Nesse sentido, é referido como a terceira molécula gasosa de sinalização no corpo humano, junto com o monóxido de carbono (CO) e o óxido nítrico (NO). A CBS está localizada tanto no cérebro quanto em sistemas periféricos, incluindo artérias, veias e rins -, e atua em funções de citoproteção, vasodilatação e neuromodulação.


- Continua após o anúncio -


No novo estudo, pesquisadores da Universidade de Tsukuba, Japão, inibiram a atividade da enzima CBS em ratos, impedindo a síntese endógena de H2S. Isso levou a comportamentos de falta de ar nos ratos em um padrão consistindo apenas de inspiração (ao contrário do padrão normal eupneico de fase 3, consistindo de inspiração, pós-inspiração e expiração). Inibições específicas em diferentes tecidos do corpo da enzima em questão revelou que o H2S atuava na regulação da respiração apenas no cérebro. Os padrões de respiração normalmente requerem células localizadas ao longo do corpo para sentir, principalmente, os níveis internos de dióxido de carbono dissolvido no plasma sanguíneo (2), e comunicar essa informação às regiões cerebrais que controlam os padrões e taxas respiratórias.


Os pesquisadores concluíram que sem o H2S, os centros do cérebro responsáveis por controlar a respiração não são capazes de manter uma rede neural capaz de gerar um padrão respiratório normal.


A descoberta pode ser crucial para o tratamento de transtornos diversos afetando a respiração, como apneia do sono ou hiperventilação.


(1) Publicação do estudo: https://www.nature.com/articles/s42003-020-01312-6


(2) Aliás, você sabia que a falta de gás oxigênio no ambiente não gera falta de ar? A sensação de sufocamento é gerada por variações de pH no sangue. Infelizmente essa curiosidade fisiológica causa inúmeros acidentes e auxilia suicídios. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3mGybvo


Sem sulfeto de hidrogênio, você não respira bem Sem sulfeto de hidrogênio, você não respira bem Reviewed by Saber Atualizado on novembro 01, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]