Últimas Notícias

[5]

Maior risco de problemas crônicos de saúde com o uso de antibióticos em crianças muito novas

 
Em um estudo publicado no periódico Mayo Clinic Proceedings (1), pesquisadores encontraram que crianças com menos de 2 anos de idade que recebem antibióticos possuem um significativo maior risco para o desenvolvimento de asma, alergias respiratórias, eczema, doença celíaca, obesidade e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 


O estudo foi conduzido por pesquisadores da Mayo Clinic e da Universidde de Rutgers, EUA, e englobou os dados clínicos de 14572 crianças que nasceram no município de Olmested, Minnesota, entre 2003 e 2011, onde 70% receberam pelo menos uma prescrição de antibiótico durante seus dois primeiros anos de vida, primariamente para infecções respiratórias e do ouvido. 


A associação positiva entre o uso de antibiótico nessa faixa de idade e problemas crônicos de saúde mostrou-se influenciada pelo número, tipo e tempo da exposição a antibióticos. Crianças também expostas até os 2 anos de idade a antibióticos tinham uma maior probabilidade de ter combinações de condições, particularmente quando recebiam prescrições múltiplas.


- Continua após o anúncio -


Os achados são consistentes com a hipótese de que a composição do microbioma do corpo - os trilhões de bactérias e outros microrganismos benéficos (relação simbiótica) que vivem no nosso corpo, especialmente no intestino - atua de forma crítica no desenvolvimento inicial do nosso sistema imune, metabolismo e comportamento, algo provavelmente estabelecido ao longo de escalas evolucionárias de seleção natural. Antibióticos acabam eliminando não apenas as bactérias patogênicas, como também as bactérias benéficas - algo que pode trazer sérios prejuízos nos primeiros anos de vida. Somado com outras intervenções modernas, como fórmula [de leite] e parto por cesárea, a exposição prematura a antibióticos pode explicar em parte o porquê de diversas condições crônicas - como alergias e TDAH - estão ficando cada vez mais prevalentes.


Segundo os pesquisadores, o achado - que se soma a outras evidências prévias no mesmo sentido - serve como um alerta para que os médicos reduzam o máximo possível a prescrição de antibióticos para crianças muito novas, especialmente para casos leves de infecção.


> Outro problema do uso excessivo de antibióticos é a crescente crise de resistência bacteriana. Se nada for feito ou novas tecnologias não forem desenvolvidas adereçando a questão, nas próximas décadas as mais simples infecções podem se tornar intratáveis e cirurgias não poderão mais ser feitas de forma minimamente segura. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3pCPkbv 


(1) Publicação do estudo: https://www.mayoclinicproceedings.org/article/S0025-6196(20)30785-0/fulltext

Maior risco de problemas crônicos de saúde com o uso de antibióticos em crianças muito novas Maior risco de problemas crônicos de saúde com o uso de antibióticos em crianças muito novas Reviewed by Saber Atualizado on novembro 25, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]