Últimas Notícias

[5]

Elefantes-Africanos chegam a perder mais de 500 litros de água por dia

 

Através do uso de doses precisas de deutério (isótopo de hidrogênio) associado a moléculas de água suplementadas na alimentação de cinco elefantes-Africanos (Loxodonta africana), no Zoológico da Carolina do Norte, EUA, - e regular análise sanguínea por 10 dias para acompanhar as perdas do isótopo pelo corpo desses animais - pesquisadores conseguiram determinar de forma precisa a quantidade de água perdida diariamente por esses animais. E os resultados - publicados no periódico Royal Society Open Science (1) - foram surpreendentes.


- Continua após o anúncio -


Em temperaturas mais frias (de 6°C a 14°C), os machos perdiam uma média de 325 litros de água por dia, e as fêmeas uma média de 241 litros. Mas ao redor de 24°C, os elefantes machos perdiam uma média de 427 litros/dia, e, às vezes até 516 litros/dia! 


Esse valor médio em dias mais quentes (24°C) equivale a cerca de 10% da água no corpo desses elefantes - ou até 7,5% da massa total. Um dos elefantes analisados pelos pesquisadores chegou a perder 9% da massa total em um único dia. Essa massiva perda de água é geralmente compensada pelos elefantes-africanos pelo grande consumo alimentar, de água e via processos metabólicos. Os pesquisadores estimaram que os elefantes precisam beber muita água a cada 2-3 dias em ambientes quentes para evitar desidratação crítica (~10% de perda da massa total). O mais interessante é que esses animais evoluíram para viver em ambientes quentes e secos da savana Africana, o que torna os resultados do estudo não esperados.


Cavalos em um ambiente quente podem perder 40 litros em um único dia - cerca de 6% da massa total - e humanos tipicamente gastam 3 a 5 litros - cerca de 5% (apesar de indivíduos sob exercícios intensos, como uma maratona, serem capazes de perder quase o dobre desse valor).


- Continua após o anúncio -


O achado também é um alerta para as atuais e aceleradas mudanças climáticas que tendem a tornar o habitat dos elefantes-Africanos mais quentes e secos, o que pode aumentar dramaticamente o conflito entre elefantes e comunidades humanas e outros animais por recursos.


> Aliás, você sabia que, biomecanimente, era para o elefante ser o animal terrestre mais rápido, não o guepardo? Porém, na prática... Para entender essa questão, acesse: https://bit.ly/3q3kmtz


(1) Publicação do estudo: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.201155

Elefantes-Africanos chegam a perder mais de 500 litros de água por dia Elefantes-Africanos chegam a perder mais de 500 litros de água por dia Reviewed by Saber Atualizado on novembro 30, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]