Últimas Notícias

[5]

Consumo de cacau melhora a oxigenação do cérebro e a capacidade cognitiva


Em um estudo publicado no periódico Scientific Reports (1), pesquisadores da Universidade de Birmingham e da Universidade de Illinois, EUA, encontraram que o consumo de flavanóis do cacau permite que o cérebro se recupere mais rápido de desafios vasculares leves (otimiza a oxigenação cortical) e melhora a performance em testes cognitivos de alta complexidade. O efeito é observado pouco tempo depois do consumo, e corrobora estudos prévios sugerindo que o consumo de alimentos ricos nessa classe de flavonoides beneficia o sistema vascular.


- Continua após o anúncio -


Os flavanóis são pequenas moléculas orgânicas polifenólicas encontradas em várias frutas e vegetais, incluindo particularmente o cacau (aliás, o gosto amargo nos chocolates com maior concentração de cacau é devido exatamente aos flavonoides). É proposto que suas ações benéficas no sistema vascular atuem principalmente através de sinalização com óxido nítrico (NO).


No novo estudo - duplo-cego, randomizado e placebo-controlado -, os pesquisadores visaram investigar as ações fisiológicas dos flavanóis do cacau nas funções cognitivas e vasculares do cérebro. Para isso, foram recrutados 18 voluntários saudáveis, os quais, em duas distintas etapas do teste clínico, consumiram ou cacau rico em flavanóis ou cacau processado com baixos níveis de flavanóis.


Cerca de 2 horas após consumir o cacau, participantes respiraram ar com 5% de dióxido de carbono (cerca de 100 vezes a concentração normal no ar). Esse procedimento tipicamente faz o organismo reagir e aumentar o fluxo sanguíneo (mais oxigênio) para o cérebro. Os participantes também realizaram testes cognitivos de variados níveis de dificuldade.


Os resultados mostraram que os níveis máximos de oxigenação no cérebro foram mais de três vezes maiores quando cacau rico em flavanóis era consumido, e que a resposta de oxigenação foi cerca de 1 minuto mais rápida. Além disso, os participantes consumindo cacau rico em flavanóis mostraram uma melhor performance nos testes cognitivos de mais alto nível de complexidade/dificuldade, resolvendo corretamente os problemas 11% mais rápido. Em testes cognitivos de menor dificuldade não houve diferença de performance após consumir maiores ou menores quantidades de flavanóis.


Os achados sugerem que o consumo de flavanóis melhora as funções vasculares no cérebro, trazendo melhor oxigenação e maior capacidade cognitiva.


- Continua após o anúncio -


> Porém, é preciso ficar atento: chocolate no mercado geralmente tende a ser muito processado, cheio de açúcar e com baixa quantidade de cacau/flavonoides. O consumo deve priorizar chocolates amargos (>70%). Para mais informações sobre o cacau, a relação entre chocolate e saúde, e o que os indígenas Kuna tem a ver com essa história, acesse: https://bit.ly/33pIlJA


(1) Publicação do estudo: https://www.nature.com/articles/s41598-020-76160-9

Consumo de cacau melhora a oxigenação do cérebro e a capacidade cognitiva Consumo de cacau melhora a oxigenação do cérebro e a capacidade cognitiva Reviewed by Saber Atualizado on novembro 30, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]